ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Fábio Merçon, Marcelo Pinheiro de Souza, Carlos Magno Sady Valladares, Jorge Alberto Saboya Pereira, Josineide Alves da Silva, Raimundo Elito Conceição

Resumo


DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4386

Apesar de estar constantemente presente no dia-a-dia, a química é uma disciplina considerada complexa e desnecessária pela maioria dos alunos da educação básica. Visando reverter este quadro e promover um ensino crítico, contextualizado e motivador, educadores e pesquisadores vêm destacando a importância de se promover o aprendizado, mediante o emprego de recursos didáticos associados com a experimentação e o uso de softwares educacionais. No presente trabalho, foi feita uma avaliação das atividades desenvolvidas pela equipe de química do CAp/UERJ, baseada no emprego destes recursos didáticos. Experimentos e recursos de informática demonstraram-se extremamente importantes no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para seu efeito motivador, constatado pelo aumento da participação dos alunos nas atividades. Além disto, também se verificou o favorecimento da construção do conhecimento, da aprendizagem colaborativa e o estímulo do caráter investigativo e da tomada de decisão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4386


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: