A TEORIA DA COMPLEXIDADE E A EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE: UM OLHAR À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43267

Palavras-chave:

Contextualização na educação, Edgar Morin, Educação ao ar livre, Educação pela aventura, Jhon Dewey.

Resumo

O pensamento complexo defende que a contextualização do conhecimento deve ser priorizada e a educação experiencial define que as experiências já vividas pelos alunos e a reflexão das experiências que foram mediadas pelo educador também fundamentam a construção do saber. A relação entre a ação/experiência e suas consequencias e reflexões, ou seja, sua contextualização, é o que proporciona uma aprendizagem significativa. A educação pela aventura utiliza ferramentas que recontextualizam o conhecimento e reveem a relação do ser humano com a natureza por uma ótica hologramática. Consideram a interpretação complexa da realidade e por fim trabalha com as causas e efeitos dos problemas ambientais.

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Publicado

2020-04-04

Como Citar

Mariano, E. de F. (2020). A TEORIA DA COMPLEXIDADE E A EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE: UM OLHAR À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. E-Mosaicos, 9(20), 19–29. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43267

Edição

Seção

ARTIGOS