PROCESSOS DE TRADUÇÃO DA POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO BULLYING NA PRÁTICA ESCOLAR

Autores

  • Ana Carolina Hyer de F. da S. Martins Colégio Pedro II
  • Edgar Miranda Colégio Pedro II https://orcid.org/0000-0003-3736-5532
  • Denise de Medeiros Frias Colégio Pedro II
  • Lucas Pinheiro de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42098

Palavras-chave:

Prevenção ao bullying, políticas públicas, atuação em política, tradução de políticas, Anos Iniciais.

Resumo

A pesquisa analisa duas propostas de trabalho, desenvolvidas no âmbito do Ensino Fundamental I, buscando compreender os mecanismos e artefatos utilizados para tradução da política de prevenção e combate ao bullying na prática escolar. A investigação se orientou analiticamente pela proposta de Ball e colaboradores para compreensão do processo de produção das políticas no contexto da prática. No caso, foram utilizadas como categorias de análise a Interpretação e a Tradução, cujos resultados foram reunidos em duas categorias a posteriori: (i) estratégias e artefatos didático-pedagógicos e (ii) processos de tradução dos elementos de combate e prevenção ao bullying. A título de considerações, reconhecemos que a educação sozinha não transformará o estado de violência da sociedade. Porém, considera-se a possibilidade de operacionalização de políticas públicas de prevenção e combate ao bullying nas escolas, a partir da ação criativa dos sujeitos na tradução da política na prática escolar.

Biografia do Autor

Ana Carolina Hyer de F. da S. Martins, Colégio Pedro II

Mestre em Ensino de Educação Básica pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp- UERJ). Atua como Técnica Administrativa em Educação no Setor Orientação Educacional e Pedagógica do Colégio Pedro II. 

Edgar Miranda, Colégio Pedro II

Doutor e mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade - GEPES. 

Denise de Medeiros Frias, Colégio Pedro II

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Pedagoga. Especialista em Educação, Diversidade e Cidadania. Participa do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade - GEPES.

Lucas Pinheiro de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduando em Ciências Biológicas, Modalidade Médica (Biomedicina) pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Estagiou no Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento (LBMD) - ICB – UFRJ; no Laboratório de Cultura e Criopreservação de Medula Óssea (LCCMO) - HUCFF - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ; no Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular - (LCCM) - IBCCF - UFRJ e no Laboratório de Proliferação e Diferenciação Celular (LPDC) - ICB – UFRJ.

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Martins, A. C. H. de F. da S., Miranda, E., Frias, D. de M., & Lima, L. P. de. (2020). PROCESSOS DE TRADUÇÃO DA POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO BULLYING NA PRÁTICA ESCOLAR. E-Mosaicos, 9(20), 03–18. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42098

Edição

Seção

ARTIGOS