PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE AULAS DE CAMPO E IMPORTÂNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Telma Mendes Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Priscila Carvalho Leibão Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38651

Palavras-chave:

aula de campo, preparação de roteiros de campo, recurso didático, Geografia, Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Resumo

As aulas de campo são um dos principais recursos existentes na pesquisa e no ensino de Geografia. Apesar de haver uma vasta literatura acerca da importância do uso desse instrumento didático, o mesmo não acontece com o desenvolvimento de metodologias para a elaboração de aulas de campo. Entendemos que o processo de preparação dessas aulas é essencial para o seu sucesso, uma vez que a falta de planejamento poderá levar a alunos dispersos e com a atenção focada em situações e objetos que em nada se relacionam com o conteúdo a ser estudado e discutido (AMORIM e FRATTOLILLO, 2009). Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta uma proposta metodológica que visa auxiliar os professores de Geografia a elaborarem roteiros de campo com foco em questões ambientais e apresenta também três sugestões de roteiros de campo pela Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ) para serem aplicados com alunos da educação básica, e que são frutos diretos da aplicação da referida metodologia.

Biografia do Autor

Telma Mendes Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Geografia Geomorfologia Climatologia Pedologia Estratigrafia Geografia e Ensino

Priscila Carvalho Leibão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Geografia/UFRJ; Mestre em Geografia/PPGG-UFRJ

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Silva, T. M., & Leibão, P. C. (2019). PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE AULAS DE CAMPO E IMPORTÂNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. E-Mosaicos, 7(16), 49–72. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38651

Edição

Seção

ARTIGOS