A GEOGRAFIA DO LUGAR EM UMA LINGUAGEM DO COTIDIANO

Autores

  • Eunice Isaías da Silva Cepae-UFG

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38191

Palavras-chave:

quadrinhos, lugar, imagens, Geografia, interpretação.

Resumo

 

 

                                                                                        

 

O presente texto discute a ampla possibilidade da linguagem de quadrinhos, especialmente para o ensino-aprendizagem de conteúdos de Geografia. A partir de uma análise conceitual, aborda o seu potencial didático-pedagógico avaliado em quadrinhos selecionados e indicados para mediar ao estudo de lugar geográfico. A relevância dessa produção cultural é principalmente pela sua popularidade e fácil acessibilidade, além de permitir múltiplas interpretações e diálogos pela sutileza, ironia, perspicácia, crítica etc. associada à imagem, texto e subtexto.

Biografia do Autor

Eunice Isaías da Silva, Cepae-UFG

Realizou os estudos de graduação de Licenciatura em Geografia e também de doutorado na área de ensino de Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás – Iesa/UFG. Título da tese: A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade.

 Professora aposentada de Geografia do Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG), compôs o corpo docente do programa de Pós-graduação do Cepae-UFG (Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica). Orientou pesquisas do campo de didática e ensino de Geografia. Além disso, é membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (Nepeg).

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Silva, E. I. da. (2019). A GEOGRAFIA DO LUGAR EM UMA LINGUAGEM DO COTIDIANO. E-Mosaicos, 7(16), 73–88. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38191

Edição

Seção

ARTIGOS