ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENEM, LETRAMENTO E EXCLUSÃO ESCOLAR

Helen Vieira Oliveira, Luiz Antônio Gomes Senna

Resumo


O presente estudo busca realizar uma reflexão acerca das relações transversais entre o Enem, o Letramento e a Exclusão Escolar, tendo como objetivos: a) verificar em que medida o Enem está contemplando os diferentes gêneros textuais na prova de redação; b) discutir suas implicações para os modelos de ensino do letramento do Ensino Médio; c) analisar como tal modelo influencia na exclusão escolar. A discussão está orientada pelas contribuições teóricas de efeito retroativo, letramento, gêneros textuais e exclusão escolar, concentrando-se na análise das últimas nove provas de redação. Concluiu-se que o exame contribui para o ensino de letramento escolar e que não leva em consideração o sujeito e o desenvolvimento de suas habilidades e competências no que se refere às práticas sociais.

Palavras-chave


Educação; Políticas Públicas; Avaliação da Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.36885


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: