AMBIENTE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

  • Edna de Viveiros Colégio Pedro II
  • Kátia Avelar UNISUAM
  • Reis Friede Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)
  • Carlos de Vasconcellos
  • Maria de Miranda UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.35700

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Básico, Internet, ambiente virtual, WebQuest.

Resumo

O ambiente é um dos fatores que influenciam no processo ensino-aprendizagem. É essencial que haja uma interação entre espaço físico, espaço virtual, atividades pedagógicas e comportamento humano a fim de que os objetivos educacionais sejam alcançados. No desenvolvimento deste trabalho privilegiou-se o ambiente virtual, por entender que ele deve ser incluído na dinamização das atividades escolares com vistas à melhoria da Educação Básica. Para tanto, elaborou-se uma WebQuest denominada Ouro Azul, que propõe discutir, problematizar e construir conhecimento sobre o tema água, considerado relevante para a sustentabilidade e adequado a um projeto interdisciplinar, uma vez que pode ser objeto de estudo de todas as disciplinas. Foi utilizado o construtor de WebQuestonline gratuito WebQuest fácil, acessado pelo site www.webquestfacil.com e, após concluída, ela foi testada junto a professores de escola pública do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos na pesquisa apontam para uma rejeição de apenas 8% dos docentes à utilização de tal metodologia.

Biografia do Autor

Edna de Viveiros, Colégio Pedro II

Professora do Colégio Pedro II. Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Pós-graduação em Literatura Brasileira pela UERJ (1986); extensão em Língua Portuguesa pela Faculdade de São Bento. Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local pela UNISUAM. Bolsista do Programa Observatório da Educação da CAPES.

Kátia Avelar, UNISUAM

Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Santa Úrsula. Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Ciências também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Reis Friede, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Reis Friede é Desembargador Federal, Diretor do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Mestre e Doutor em Direito. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), no Rio de Janeiro. Site: https://reisfriede.wordpress.com/. E-mail: reisfriede@hotmail.com.

Carlos de Vasconcellos

Chefe da Seção Técnica da Comissão Regional de Obras da 3a. Região Militar (CRO/3) do Exército Brasileiro em Porto Alegre-RS. Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (1996); Mestrado em Engenharia Mecânica pelo IME (2001); Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2008) na área de Recursos Hídricos e Pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra - Portugal (2010). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos em recursos hídricos, hidrologia subterrânea, modelos hidrológicos, hidráulica, fenômenos de transporte, saneamento básico, instalações prediais, conforto térmico, certificação ambiental de edificações e desenvolvimento sustentável. 

Maria de Miranda, UNISUAM

Pós-doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Pós-Doutora em Estudos de Literaturas Africanas pela UFRJ. Mestre e Doutora em Letras pela UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM e professora dos cursos de pós-ggraduação da Universidade Santa Úrsula. Coordenadora do Projeto "Implicações do Ambiente no processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos sobre escolas Públicas do Complexo do Alemão, na Cidade do Rio de Janeiro, apoiado pela Programa Observatório da Educação, OBEDUC, da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior, CAPES.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

de Viveiros, E., Avelar, K., Friede, R., de Vasconcellos, C., & de Miranda, M. (2019). AMBIENTE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DA TEORIA À PRÁTICA. E-Mosaicos, 7(16), 89–104. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.35700

Edição

Seção

ARTIGOS