AMBIENTE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
Edna de Viveiros, Kátia Avelar, Reis Friede, Carlos de Vasconcellos, Maria de Miranda
Resumo
O ambiente é um dos fatores que influenciam no processo ensino-aprendizagem. É essencial que haja uma interação entre espaço físico, espaço virtual, atividades pedagógicas e comportamento humano a fim de que os objetivos educacionais sejam alcançados. No desenvolvimento deste trabalho privilegiou-se o ambiente virtual, por entender que ele deve ser incluído na dinamização das atividades escolares com vistas à melhoria da Educação Básica. Para tanto, elaborou-se uma WebQuest denominada Ouro Azul, que propõe discutir, problematizar e construir conhecimento sobre o tema água, considerado relevante para a sustentabilidade e adequado a um projeto interdisciplinar, uma vez que pode ser objeto de estudo de todas as disciplinas. Foi utilizado o construtor de WebQuestonline gratuito WebQuest fácil, acessado pelo site www.webquestfacil.com e, após concluída, ela foi testada junto a professores de escola pública do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos na pesquisa apontam para uma rejeição de apenas 8% dos docentes à utilização de tal metodologia.
Palavras-chave
Educação Ambiental; Ensino Básico; Internet; ambiente virtual; WebQuest.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.35700
Direitos autorais 2019 e-Mosaicos
ISSN: 2316-9303 | Indexada em: