EXCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: A INFRAESTRUTURA COMO CONDIÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Adriane Matos de Araujo Universidade do Estado do Rio de Janiero / ProPEd
  • Carmen Lúcia Guimarães De Mattos Universidade do Estado do Rio de Janiero / ProPEd

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33369

Palavras-chave:

Palavras-chave, exclusão digital, infraestrutura, tecnologia digital, educação

Resumo

Este artigo é parte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada: “Exclusão Digital em Educação no Brasil: um estudo bibliográfico” (ARAUJO, 2016) e tem como objeto de estudo a “Exclusão Digital”. A questão principal é: "Qual a condição primária da exclusão digital no Brasil?". O objetivo principal é discutir a importância, o impacto e as limitações do uso da Internet e das tecnologias digitais na escola, a partir da interpretação dos textos da área da Educação examinados. A exclusão digital é compreendida aqui como uma questão de capital tecnológico que envolve tecnologias humanas em todos os seus sentidos. A desigualdade de infraestrutura incide na exclusão digital, uma vez que, os que possuem mais infraestrutura podem melhor usufruir das tecnologias digitais. Essa desigualdade de infraestrutura é um reflexo das desigualdades sociais que o país enfrenta, pois existem diferentes razões quanto ao acesso e o uso das tecnologias digitais que diferem, de região para região, essas diferenças revelam o quanto é importante que as políticas socioeconômicas se ajustem as realidades de cada região do país. A Infraestrutura foi compreendida como condição primária para imersão da sociedade no universo digital. A Educação no Brasil caminha lentamente em direção ao encontro efetivo com a realidade das demandas da Sociedade do Conhecimento, diante do que a escola precisa e do que o governo diz proporcionar. O maior desafio é, não somente prover a infraestrutura de acesso às tecnologias digitais e a Internet, mas ainda o de investir em propostas pedagógicas e educacionais para transformar a informação em conhecimento, e assim dar um novo sentido a ela.

 

 

 

Biografia do Autor

Adriane Matos de Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janiero / ProPEd

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ Capes 7 (Faperj Bolsista Nota 10). Doutoranda em Educação pelo ProPEd / UERJ Bolsista Faperj. Associada ao grupo de pesquisa Etnografia e Exclusão em Educação do ProPEd/UERJ. Integrante do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEDU) e do Laboratório de Etnografia e Educação (LED). Desenvolve estudos e publicações como tema central a Educação e outros temas pertinentes, tais como: imagem em educação, imagens etnográficas, exclusão digital, exclusão, tecnologias digitais, etnografia, gênero, violência e pobreza em âmbito nacional e internacional. Certificação em inglês avançado pelo Curso Express Master do Cultura Inglesa S/A e Certificação de Proficiência em Língua Inglesa Cambridge A2.

Carmen Lúcia Guimarães De Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janiero / ProPEd

ossui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (1976), mestrado em Interdisciplinary Studies in Human Development - University of Pennsylvania (1987) e doutorado em Education Culture And Society - University of Pennsylvania (1992). Atualmente é pesquisador colaborador - University of Pretoria, pesquisador colaborador - University of Peshawar, pesquisador colaborador - Higher Education South Africa, pesquisador colaborador - University Northampton, visiting scholar - University Northampton, pesquisador colaborador - Università degli Studi di Padova e professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Etnografia na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia, fracasso escolar, exclusão, educação e ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Araujo, A. M. de, & De Mattos, C. L. G. (2019). EXCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: A INFRAESTRUTURA COMO CONDIÇÃO PRIMÁRIA. E-Mosaicos, 7(16), 157–180. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33369

Edição

Seção

ARTIGOS