UMA EXPERIÊNCIA COM UM ESQUEMA COLABORATIVO NO ENSINO DE FUNÇÕES NO PEJA
Resumo
Esse trabalho apresenta uma experiência realizada no Programa de Educação de Jovens e Adultos com uma abordagem colaborativa, tendo como público alvo alunos de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Seu objetivo é fornecer ferramentas que possibilitem o uso do Ensino Colaborativo no ensino de Matemática. O trabalho mostra um estudo comparativo entre turmas do Ensino de Jovens e Adultos, na qual o Ensino Colaborativo foi utilizado em apenas uma delas. As atividades propostas visaram criar um ambiente adequado para que as interações entre os alunos e entre professor e alunos ocorressem de forma efetiva. A criação desse ambiente possibilitou que cada estudante fosse capaz de confrontar ideias, dividir conhecimentos e desenvolver ou adquirir habilidades. A utilização da prática colaborativa facilitou a introdução do conceito de função e mostrou aos discentes as diferentes formas de representá-la.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32359
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