UMA EXPERIÊNCIA COM UM ESQUEMA COLABORATIVO NO ENSINO DE FUNÇÕES NO PEJA

Marcus Vinícius Tovar Costa, Agusto Cesar de Castro Barbosa, Victor Luiz Castro del Rio

Resumo


Esse trabalho apresenta uma experiência realizada no Programa de Educação de Jovens e Adultos com uma abordagem colaborativa, tendo como público alvo alunos de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Seu objetivo é fornecer ferramentas que possibilitem o uso do Ensino Colaborativo no ensino de Matemática. O trabalho mostra um estudo comparativo entre turmas do Ensino de Jovens e Adultos, na qual o Ensino Colaborativo foi utilizado em apenas uma delas. As atividades propostas visaram criar um ambiente adequado para que as interações entre os alunos e entre professor e alunos ocorressem de forma efetiva. A criação desse ambiente possibilitou que cada estudante fosse capaz de confrontar ideias, dividir conhecimentos e desenvolver ou adquirir habilidades. A utilização da prática colaborativa facilitou a introdução do conceito de função e mostrou aos discentes as diferentes formas de representá-la.


Palavras-chave


Ensino colaborativo; Função; Educação de Jovens e Adultos

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32359


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: