CONCEPÇÕES FREIRIANAS E REALIDADE VIRTUAL: APRENDIZAGEM EM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rafael Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Esequiel Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.32044

Palavras-chave:

O artigo trata de uma pesquisa em andamento na escola Municipal Juliano Moreira, localizada na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, e reflete sobre a práxis em sala de aula com o uso da tecnologia digital de Realidade Virtual (RV), a partir de co

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa em andamento na escola Municipal Juliano Moreira, localizada na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, e reflete sobre a práxis em sala de aula com o uso da tecnologia digital de Realidade Virtual (RV), a partir de concepções freirianas (et al.) de educação. Aborda inicialmente diferentes tipos de educação e onde ocorrem, dando destaque para educação formal e a não formal (BRANDÃO, 1989), associando a aprendizagem ao conhecimento prévio, à visão de mundo do estudante. Discute o conceito de interatividade, propondo um diálogo entre Paulo Freire e autores que a postulam no ensino, no contexto da cultura digital (SILVA; PRENSKY, 2001). Descreve as etapas da pesquisa cuja metodologia tem como premissa ampliar a horizontalidade das relações aluno/professor permeada pelo uso da tecnologia digital de Realidade Virtual. E, finalmente, apresenta considerações baseadas nos resultados parciais do estudo.

Biografia do Autor

Rafael Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando PPGEB-Cap UERJ. Pós-graduado em Computação Gráfica e Multimídia pela UERJ, onde também se formou em Artes. Tem experiência em Design, Animação (2D/3D) e Ilustração, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, concept art, jogos e arte digital. Atualmente é Programador Visual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando na equipe do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC) e Professor de Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ).

Esequiel Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGEB/UERJ.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Costa, R., & Rodrigues, E. (2017). CONCEPÇÕES FREIRIANAS E REALIDADE VIRTUAL: APRENDIZAGEM EM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. E-Mosaicos, 6(13), 162–181. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.32044

Edição

Seção

ARTIGOS