PONTOS DE CONTATO ENTRE O TRABALHO EM SALA DE LEITURA E A EDUCAÇÃO DIALÓGICA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30793Palavras-chave:
sala de leitura, educação dialógica, literatura, leitura, Paulo FreireResumo
Apresento o conceito de leitura do mundo, criado por Paulo Freire e a relação deste com a leitura da palavra, destacando que por vezes a leitura do mundo que o aluno traz é desconsiderada pelo professor. Relaciono a leitura do mundo com a leitura da palavra a partir do meu trabalho como professora regente de Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Faço um breve histórico sobre que são as Salas de Leitura e quais as atribuições do professor que nela trabalha. Afirmo a possibilidade de trabalhar com a Literatura nas Salas de Leitura dentro da perspectiva da educação dialógica freireana. Trago como pontos de contato entre o trabalho em Sala de Leitura e a educação dialógica, com suas aproximações e desafios, o trabalho com projetos, a práxis do professor, a valorização das diversas linguagens artísticas e a intencionalidade na escolha dos livros. Concluo reafirmando a atualidade do pensamento freireano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.