AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL

Authors

  • Patricia Flavia Mota Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30615

Keywords:

Educação Social, Pedagogia Social, Paulo Freire.

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir sobre as contribuições de Paulo Freire no campo da Educação Social. Essa reflexão surgiu dos estudos promovidos pelo Grupo de Estudos (GEPE) Fora da Sala de Aula, do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no município de São Gonçalo, que busca organizar, teoricamente, as pesquisas, relatos de experiências e discussões acerca da Pedagogia Social, campo de reflexões teóricas sobre as práticas existentes na Educação Social. Nesse artigo trazemos um breve resumo sobre os estudos acerca dos campos citados, a saber: Pedagogia Social e Educação Social; as contribuições de Freire nestes estudos; e, ainda, um relato do Encontro do Dia do Educador Social que aconteceu na UERJ/FFP, organizado pelo grupo gestor do projeto.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricia Flavia Mota, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – FFP/ UERJ); Especialista em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ); Bacharel e Licenciada em Letras – Português/Espanhol  - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; Integrante do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO); Pesquisadora Convidada do Grupo de Estudos,  Pesquisa e  Extensão Fora da Sala de Aula: formações, representações e práticas educativas não escolares. (UERJ-FFP/ São Gonçalo).

Published

2018-05-14

How to Cite

MOTA, Patricia Flavia. AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 18–30, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.30615. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/30615. Acesso em: 4 jul. 2025.