OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS

Autores

  • Eveline Algebaile Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30296

Palavras-chave:

Escolarização - Políticas sociais - Educação brasileira - Trabalho escolar - Expansão escolar.

Resumo

O artigo analisa as relações contemporâneas da escola pública com políticas de assistência social, no Brasil, identificando suas características, contradições e pontos de tensão. Tendo como ponto de partida a discussão das relações entre educação escolar e saúde no contexto histórico de emergência e consolidação do campo da saúde escolar, no final do século XIX e início do século XX, o artigo busca apresentar, a partir desse exemplo, aspectos relevantes das relações entre políticas para a análise da educação escolar, no Brasil. Dentre outros aspectos, destaca o intenso uso estratégico da infraestrutura e da ação escolar para a realização da assistência, em face da intensificação do ingresso de diferentes frações da classe trabalhadora na escola; as alterações da gestão e da ação escolar, diante da disseminação de programas focais realizados via escola e dos consequentes impasses relacionados à multi e intersetorialidade, aí implicados; e os desafios relacionados à formação e à atuação profissional nesse contexto de ampliação da esfera escolar.

Biografia do Autor

Eveline Algebaile, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, da UERJ. Professorado Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Procientista UERJ.

Downloads

Publicado

2017-09-17

Como Citar

Algebaile, E. (2017). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS. E-Mosaicos, 6(12), 33–47. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30296

Edição

Seção

ARTIGOS ENCOMENDADOS - ESCOLA: ocupação e resistência