PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A CLASSE TRABALHADORA: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E COMPLEXOS DE ESTUDOS

Noemi Ferreira Felisberto Pereira, Maristela Solda

Resumo


O presente artigo sintetiza duas propostas de educação que visa à formação do sujeito na perspectiva omnilateral, ambas pioneiras no Brasil. A primeira é a proposta implantada na Rede Estadual de Educação paranaense que, mesmo antes de normativa federal que lhe desse suporte, implantou a integração entre ensino profissional e educação média. A segunda foi desenvolvida nas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também no Paraná. Intitulada Complexos de Estudo, é baseada na Pedagogia Russa. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, verificamos que a categoria trabalho enquanto atividade criadora é fundamental para uma proposta educacional que tem no horizonte a formação para emancipação do gênero humano.

Palavras-chave


Educação integrada, Formação humana, Trabalho, MST.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30263


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: