PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A CLASSE TRABALHADORA: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E COMPLEXOS DE ESTUDOS

Autores

  • Noemi Ferreira Felisberto Pereira Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira – UNIOESTE. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.
  • Maristela Solda Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira – UNIOESTE. Professora da Rede Pública Municipal de Cascavel/PR.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30263

Palavras-chave:

Educação integrada, Formação humana, Trabalho, MST.

Resumo

O presente artigo sintetiza duas propostas de educação que visa à formação do sujeito na perspectiva omnilateral, ambas pioneiras no Brasil. A primeira é a proposta implantada na Rede Estadual de Educação paranaense que, mesmo antes de normativa federal que lhe desse suporte, implantou a integração entre ensino profissional e educação média. A segunda foi desenvolvida nas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também no Paraná. Intitulada Complexos de Estudo, é baseada na Pedagogia Russa. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, verificamos que a categoria trabalho enquanto atividade criadora é fundamental para uma proposta educacional que tem no horizonte a formação para emancipação do gênero humano.

Biografia do Autor

Noemi Ferreira Felisberto Pereira, Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira – UNIOESTE. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira – UNIOESTE. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Maristela Solda, Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira – UNIOESTE. Professora da Rede Pública Municipal de Cascavel/PR.

Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira – UNIOESTE. Professora da Rede Pública Municipal de Cascavel/PR.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Pereira, N. F. F., & Solda, M. (2017). PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A CLASSE TRABALHADORA: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E COMPLEXOS DE ESTUDOS. E-Mosaicos, 6(12), 48–63. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30263

Edição

Seção

ARTIGOS ENCOMENDADOS - ESCOLA: ocupação e resistência