MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO PREMISSA PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Amanda Moreira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30254

Palavras-chave:

trabalho docente, precarização, empresariamento.

Resumo

O presente artigo irá contextualizar os princípios de valorização do profissional do magistério público, inscrito na Resolução nº2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, de 2015. O objetivo será analisar a valorização do magistério conforme esta Resolução reconhecendo a materialidade das políticas em curso, que vem gerando uma metamorfose no mundo do trabalho docente nas redes municipais e estaduais de ensino. Nossa análise terá como pano de fundo a atual conjuntura de privatização e mercantilização da educação pública, via terceirização e flexibilização do trabalho docente, mediante o recorte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético operado por Antonio Gramsci. Nesse sentido, iremos confrontar os princípios postos na Resolução nº2/2015, com a atual conjuntura de precarização do trabalho docente que indicam um novo formato de “regime de colaboração com o empresariado”, cujo objetivo é imprimir nas instituições de ensino públicas o ethos empresarial e o trabalho flexível.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

da Silva, A. M. (2017). MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO PREMISSA PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. E-Mosaicos, 6(12), 226–237. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30254

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas