NARRATIVAS FEMININAS GUAJAJARA E AKRÃTIKATÊJÊ NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana de Oliveira Santana Rede municipal de educação de Marabá-PA

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30145

Palavras-chave:

Narrativas femininas, indígenas, educação, mônadas

Resumo

Homens e mulheres pertencentes a povos originários ocupam universidades brasileiras pelas recentes políticas de cotas. Com isso, vão provocando estranhamentos, reflexões, desafios e mobilizações a esses espaços que devem promover além da entrada, condições de permanência nos cursos de graduação e em suas bases epistemológicas universais. Nosso texto se localiza deste modo, numa tentativa de abordar este tema buscando compreender pelas narrativas de experiências e memórias, de quatro mulheres pertencentes a povos originários distintos, discentes de cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Nas aproximações teóricas convidamos a essa tessitura junto às narrativas femininas uma opção teórico-metodológica benjaminiana baseada em mônadas e o pensamento de alguns autores e autoras, que pensam experiência e memória (BENJAMIN, 2012) e representação e interculturalidade (WALSH, 2009). 

Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa e orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais.

Tatiana de Oliveira Santana, Rede municipal de educação de Marabá-PA

Mestre em Educaçãono Programa de Pós graduação em educação na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, na linha de História e Sociologia da Educação. É Especialista em Currículo, Cultura, Letramento e Educação do Campo, com graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). Possui experiência em educação do campo, educação escolar indígena, arte educação, juventudes, currículo, elaboração de projetos de desenvolvimento e recuperação de assentamento do sudeste paraense, elaboração de editais, formação continuada de educadores e acompanhamento de projetos. Participa dos grupos de pesquisa Rastros: História, Memória e Educação, do(a) Universidade São Francisco; Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC) da UFSC.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Paim, E. A., & Santana, T. de O. (2018). NARRATIVAS FEMININAS GUAJAJARA E AKRÃTIKATÊJÊ NO ENSINO SUPERIOR. E-Mosaicos, 7(14), 46–62. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30145

Edição

Seção

ARTIGOS