MEDIAÇÕES TECNO[I]LÓGICAS, SOCIALIZAÇÃO E CURRÍCULO

Luciana Velloso

Resumo


Buscando desenvolver um trabalho junto aos discentes da Faculdade de Educação do Curso de Pedagogia da UERJ, apresentamos algumas considerações sobre pesquisa em curso, tentando compreender os usos dos recursos tecnológicos e de uma vida cada vez mais em rede (CASTELLS, 1999, 2003, 2008, 2012; LEMOS e DI FELICE, 2014). Através de pesquisas de cunho etnográfico que se utiliza de observações, registros em caderno de campo e questionários, buscamos entender, a partir da ótica dos discentes, como avaliam seus níveis de deslocamento, pertencimento, inserção e imersão nesta lógica multimidiática, com destaque para as mídias digitais móveis. Com a pesquisa, procuramos avaliar elementos como as facilidades e dificuldades dos discentes para lidarem com os recursos tecnológicos, as cobranças docentes e a relação com o currículo do curso, as diferentes formas de comunicação entre as turmas e como tais elementos repercutem em sua socialização dentro do espaço universitário.


Palavras-chave


Novas Tecnologias na Educação; Mídias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem; Processos de Socialização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30009


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: