TRIÂNGULOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A TEORIA DE VAN HIELE

Autores

  • Jussara Aparecida da Fonseca Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete.
  • José Carlos Pinto Leivas Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29662

Palavras-chave:

triângulos, Teoria de Van Hiele, ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta a análise e a discussão de uma investigação desenvolvida com alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal do sul do Brasil. Foi abordado o tema triângulos (reconhecimento, definição e classificação), tendo como objetivo examinar de que forma alunos ingressantes nesse curso identificam, definem e classificam triângulos. As atividades foram elaboradas e propostas com base no modelo de Van Hiele, especificamente se embasaram nos seus dois primeiros níveis: reconhecimento (ou visualização) e análise. Para a aplicação, seguiram-se fases de desenvolvimento: questionamento ou informação, orientação direta, explicitação, orientação livre e integração. Ao final do trabalho, concluiu-se que a maioria dos sujeitos participantes está em processo de transição do nível 1 para o nível 2, indicando a necessidade de mudanças no processo de ensino de Geometria na Educação Básica, de modo a possibilitar um efetivo desenvolvimento do pensamento geométrico, uma vez que se espera estarem nesse nível na referida etapa da escolaridade.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Fonseca, J. A. da, & Leivas, J. C. P. (2018). TRIÂNGULOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A TEORIA DE VAN HIELE. E-Mosaicos, 7(14), 137–154. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29662

Edição

Seção

ARTIGOS