TRIÂNGULOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A TEORIA DE VAN HIELE

Autores/as

  • Jussara Aparecida da Fonseca Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete.
  • José Carlos Pinto Leivas Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29662

Palabras clave:

triângulos, Teoria de Van Hiele, ensino superior.

Resumen

Este artigo apresenta a análise e a discussão de uma investigação desenvolvida com alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal do sul do Brasil. Foi abordado o tema triângulos (reconhecimento, definição e classificação), tendo como objetivo examinar de que forma alunos ingressantes nesse curso identificam, definem e classificam triângulos. As atividades foram elaboradas e propostas com base no modelo de Van Hiele, especificamente se embasaram nos seus dois primeiros níveis: reconhecimento (ou visualização) e análise. Para a aplicação, seguiram-se fases de desenvolvimento: questionamento ou informação, orientação direta, explicitação, orientação livre e integração. Ao final do trabalho, concluiu-se que a maioria dos sujeitos participantes está em processo de transição do nível 1 para o nível 2, indicando a necessidade de mudanças no processo de ensino de Geometria na Educação Básica, de modo a possibilitar um efetivo desenvolvimento do pensamento geométrico, uma vez que se espera estarem nesse nível na referida etapa da escolaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-05-14

Cómo citar

FONSECA, Jussara Aparecida da; LEIVAS, José Carlos Pinto. TRIÂNGULOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A TEORIA DE VAN HIELE. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 137–154, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.29662. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/29662. Acesso em: 5 jul. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS