EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE RESPONSABILIDADE ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Eliane Maria Morriesen UTFPR/mestranda
  • Juliane Retko Urban UTFPR/mestranda
  • Débora Barni de Campos UTFPR/doutoranda
  • Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos UTFPR/professora doutora
  • Antônio Carlos Frasson UTFPR/professor doutor

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28940

Resumo

O empreendedorismo nas escolas de Ensino Fundamental é um movimento educacional ainda recente no país e relevante dado as constantes mudanças no cenário sócio, político e econômico da nação. Por meio de pesquisa aplicada com questionários o estudo aconteceu em uma escola da região Sul que tem no currículo pleno a matéria de empreendedorismo desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Os pesquisadores ensinaram economia doméstica por meio dos itens da cesta básica nacional, tomando como objetivo principal esta pesquisa a formação empreendedora. Os resultados mostraram que as crianças alvo do 4º e 5º anos têm boa percepção em relação a quantidade consumida nos lares referente aos itens do objeto estudado. Porém ainda necessitam de uma visão mais aproximada da realidade quando se trata do valor consumido mensalmente/residência, legitimando a importância de se estudar empreendedorismo desde tenra idade. Conclui-se que há mais de uma maneira de se ensinar economia doméstica, fazendo perpassar o assunto por disciplinas como matemática, ciências, geografia e história ao contextualizar os temas globais para as realidades locais do alunado.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Morriesen, E. M., Urban, J. R., Campos, D. B. de, Matos, E. A. S. A. de, & Frasson, A. C. (2017). EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE RESPONSABILIDADE ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. E-Mosaicos, 6(12), 138–154. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28940

Edição

Seção

ARTIGOS