QUILOMBO, LUGAR DE FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Patrícia Ferreira de Souza Lima Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28478

Resumo

Intenciona-se apresentar resultados obtidos através de pesquisa, em nível de mestrado profissional no PPGEB, cujo problema era a elaboração de metodologias para a efetivação da lei 11.645-08, que reforça a obrigatoriedade da temática das matrizes culturais africanas e indígenas, em nossos currículos. Para elaborar estas metodologias, operamos com o conceito de interculturalidade de Néstor Canclini, que localiza nas cidades um lugar propício para os processos de hibridação, capaz de fomentar o encontro, mas também o respeito às identidades. Esta teoria foi colocada em ação no contexto histórico urbano de Niterói (RJ), como estudo de caso replicável, na E.M. Altivo César, através da metodologia de aulas oficina desenvolvida por Isabel Barca, a fim de se promover e constatar os processos educativos, pressuposto de uma Educação Intercultural, segundo Reinaldo Matias Fleuri. Para este artigo, selecionamos a oficina Quilombo (inter)cultural a fim de demonstrar alguns resultados obtidos nesta pesquisa acadêmica.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestre em Ensino Básico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e professora na rede municipal de Niterói.

Patrícia Ferreira de Souza Lima, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Silva, M. de F. B. da, & Lima, P. F. de S. (2017). QUILOMBO, LUGAR DE FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. E-Mosaicos, 6(12), 97–112. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28478

Edição

Seção

ARTIGOS