CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE/UNICENTO-PR) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Ana Lúcia Crisostimo Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
  • Sandro Aparecido dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.
  • Vantielen da Silva Silva Universidade Estadual do centro-Oeste - Unicentro
  • Sonia Cristina Ferrari Secretaria de Educação do estado do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.28457

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), constituído a partir da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR, a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI/PR e as Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná – IPES. O referido programa de formação continuada objetiva a profissionalização de educadores da educação básica no estado do Paraná. Particularmente o presente artigo analisa as contribuições e desafios do PDE/PR para a melhoria da prática pedagógica dos professores da educação básica participantes da 1ª e 2ª edições, ofertadas em 2007 e 2008, no âmbito da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR, particularmente das áreas de Ciências e Biologia. A pesquisa é de cunho qualitativo e os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado encaminhado a 37 professores PDE/UNICENTRO de Ciências e Biologia. O texto aponta a formação continuada como elemento crucial para o desenvolvimento profissional de professores e reforça a importância do professor como agente de mudanças que levem à melhoria da qualidade do ensino público no Paraná.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Crisostimo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Sandro Aparecido dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Doutor em Educação. Docente do Departamento de Física e do Mestrado Profissional de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Vantielen da Silva Silva, Universidade Estadual do centro-Oeste - Unicentro

Mestre em Educação. Docente do Departamento de Pedagogia da Unicentro.

Sonia Cristina Ferrari, Secretaria de Educação do estado do Paraná.

Mestre em Ensino. Docente da Rede Estadual de Ensino do estado do Paraná e egressa do Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Crisostimo, A. L., dos Santos, S. A., Silva, V. da S., & Ferrari, S. C. (2018). CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE/UNICENTO-PR) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. E-Mosaicos, 7(14), 89–103. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.28457

Edição

Seção

ARTIGOS