CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE/UNICENTO-PR) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Ana Lúcia Crisostimo, Sandro Aparecido dos Santos, Vantielen da Silva Silva, Sonia Cristina Ferrari

Resumo


Este artigo tem como objeto de análise o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), constituído a partir da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR, a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI/PR e as Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná – IPES. O referido programa de formação continuada objetiva a profissionalização de educadores da educação básica no estado do Paraná. Particularmente o presente artigo analisa as contribuições e desafios do PDE/PR para a melhoria da prática pedagógica dos professores da educação básica participantes da 1ª e 2ª edições, ofertadas em 2007 e 2008, no âmbito da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR, particularmente das áreas de Ciências e Biologia. A pesquisa é de cunho qualitativo e os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado encaminhado a 37 professores PDE/UNICENTRO de Ciências e Biologia. O texto aponta a formação continuada como elemento crucial para o desenvolvimento profissional de professores e reforça a importância do professor como agente de mudanças que levem à melhoria da qualidade do ensino público no Paraná.


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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.28457


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: