PROPOSTA DE ABORDAGEM TEMÁTICA COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Lidiane Benites Campos
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz
  • Claudio Maia Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26620

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26620

Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física segundo a abordagem CTS. Seguindo a filosofia de contextualização inerente à concepção, construímos uma proposta voltada para a comunidade escolar do município de Angra dos Reis, explorando, para tanto, o tema da produção de energia elétrica, em suas várias modalidades, mas dando especial ênfase à energia nuclear, tendo em vista a localização na região de três usinas nucleares. Mostramos que essa escolha é absolutamente conforme as diretrizes da corrente CTS, constituindo tema de enorme significação para o público a que se destina a proposta. Apresentamos, então, com detalhes, a proposta de uma sequência didática, dividida em quatorze aulas, sugerindo um conjunto de atividades, adequadas à concepção em tela, a serem realizadas ao longo do período.

 

Recebido em: 20/10/2016 | Aceito em: 05/12/2016

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Campos, L. B., Cruz, F. A. de O., & Porto, C. M. (2016). PROPOSTA DE ABORDAGEM TEMÁTICA COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. E-Mosaicos, 5(10), 46–66. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26620

Edição

Seção

ARTIGOS