A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ângela Fernandes de Melo

Resumo


DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20229

O presente artigo procura apontar e entender quais os maiores desafios enfrentados na inclusãodo aluno portador da Síndrome de Down dentro do contexto da Educação Básica ecomo é o papel do professor e seus afazeres pedagógicos para enfrentá-los, inserindo estealuno no contexto da classe regular. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a Educaçãoinclusiva dentro da Educação Básica e abordar seus desafios com crianças Down. Ointeresse pelo tema justifica-se em implementar uma discussão a respeito do trabalho comcrianças com Síndrome de Down, incluídas na classe regular em escolas não especializadasno assunto, conhecer como é realizado o processo de ensino e aprendizagem e como essesalunos aprendem, pois uma criança com necessidades especiais impulsiona professores eescolas a repensar estratégias de ensino para inserção destes na sociedade. É um estudoteórico reflexivo bibliográfico, de cunho qualitativo, e se delimita ao problema da investigação.Há indicativos de que uma criança com necessidades educacionais especiais impulsionaprofessores e escolas a repensar estratégias de ensino para inserção destes na sociedade. Ainclusão só ganha significado ao introduzir no ambiente escolar novas oportunidades para semelhorar a educação inclusiva, tornando-a de qualidade, sem prejuízos ou preconceitos.


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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20229


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: