LATERALIDADE E FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • José Antônio Vianna

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20228

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20228

As restrições às vivências motoras decorrentes das transformações nos modos de vida dasociedade atual parecem comprometer o desenvolvimento motor de crianças em idade escolar.Este estudo procurou comparar a lateralidade de alunos com desempenho escolar regular(DR) com a lateralidade de alunos em situação de fracasso escolar (FE). Foram avaliados89 sujeitos entre 8 anos e 13 anos de idade (M = 10,4). Ambos os grupos foram submetidosao Harris Test of Lateral Dominance. Os resultados indicaram que 53,2% dos sujeitos dogrupo FE e 57,2% do grupo DR apresentaram lateralidade indefinida. O teste qui-quadrado(p= 0,05 / gl= 2) não observou diferença significativa entre os grupos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

VIANNA, José Antônio. LATERALIDADE E FRACASSO ESCOLAR. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 30–39, 2015. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20228. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/20228. Acesso em: 19 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS