LATERALIDADE E FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • José Antônio Vianna

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20228

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20228

As restrições às vivências motoras decorrentes das transformações nos modos de vida dasociedade atual parecem comprometer o desenvolvimento motor de crianças em idade escolar.Este estudo procurou comparar a lateralidade de alunos com desempenho escolar regular(DR) com a lateralidade de alunos em situação de fracasso escolar (FE). Foram avaliados89 sujeitos entre 8 anos e 13 anos de idade (M = 10,4). Ambos os grupos foram submetidosao Harris Test of Lateral Dominance. Os resultados indicaram que 53,2% dos sujeitos dogrupo FE e 57,2% do grupo DR apresentaram lateralidade indefinida. O teste qui-quadrado(p= 0,05 / gl= 2) não observou diferença significativa entre os grupos investigados.

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Publicado

2015-12-28

Como Citar

Vianna, J. A. (2015). LATERALIDADE E FRACASSO ESCOLAR. E-Mosaicos, 4(8), 30–39. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20228

Edição

Seção

ARTIGOS