O SENTIDO DA PEDAGOGIA E DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Bruno Miranda Neves, Livaldo Teixeira Silva

Resumo


DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17123

Por meio de uma abordagem crítica, surge o nosso interesse de ampliar o conhecimento sobre os fundamentos do trabalho do pedagogo, sua importância e especificidade. Parte-se do pressuposto da observação da prática e das pistas conceituais e históricas, numa investigação centrada na práxis educativa e seus condicionantes. Apontamos a Educação como um amplo objeto de estudo, os conceitos, a historicidade e o campo profissional da Pedagogia e do Pedagogo,caracterizando a escola como lócus da formação humana; dessa forma,nos aproximamos do sentido do Pedagogo concreto na Educação Escolar, em especial na Organização do Trabalho Pedagógico.Buscamos essas objetivações partindo de conceitos basilares; para tanto, além da legislação educacional vigente,recorremos a Saviani (1985; 2008; 2012), Libâneo (2008; 2012), Silva (2006) e Franco (2008) como principais referências de estudo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17123


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: