Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista e-Mosaicos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

1. Os artigos e resenhas (em formato doc.) deverão ser submetidos eletronicamente em fluxo contínuo ou dentro dos prazos estabelecidos no cronograma da e-Mosaicos, para edições temáticas. Para enviá-los, é preciso cadastrar-se como autor(es). O máximo de autores permitido por trabalho submetidos é quatro. Após o cadastramento e, em caso de haver mais de um autor, a inclusão de todos os demais no campo "metadados" do sistema, respeitando-se a ordem definida pelo(s) autor(es) para publicação, o próprio sistema mostrará ao usuário os passos a serem seguidos para o correto envio dos trabalhos. O sistema enviará automaticamente uma notificação para os editores a respeito do envio do texto. Os trabalhos serão encaminhados para os pareceristas de forma anônima para avaliação, conforme a política da e-Mosaicos. Os trabalhos poderão ser submetidos em formato de artigo, relato de experiências ou resenha, devendo o autor indicar a seção escolhida, no ato da submissão.

2. Em termos gerais, os elementos que compõem um artigo são: título, nome do autor, filiação acadêmica; resumo em português (de até 1.000 caracteres), seguido de lista de palavras-chave (cinco palavras) em português, separadas com ponto e vírgula; abstract; lista de keywords; seguido do texto do artigo, notas e referências bibliográficas. Usualmente, não devem ser numeradas a introdução, a conclusão (ou conclusões) e as notas e referências bibliográficas.

3. As palavras resumo e abstract devem estar em negrito (com apenas a primeira letra maiúscula), fonte Tahoma, tamanho 12. As palavras-chave e keywords também devem estar em negrito (com apenas a primeira letra maiúscula) e fonte Tahoma, porém em tamanho 11. Assim como os textos do resumo e abstract que se seguem.

4. Título (em português e em inglês) em negrito - um embaixo do outro separado por um espaço simples -, com letras maiúsculas, centralizado; na linha seguinte, à direita, nome e sobrenome do(s) autor(es) com créditos em nota de rodapé (fonte Tahoma, tamanho 10) com identificação da função/cargo, instituição de origem/filiação acadêmica.

5. Subtítulos devem ser apresentados com alinhamento à esquerda, em negrito e com apenas a primeira letra maiúscula.

6. Artigos que apresentam resultados de pesquisa de graduação, de pós-graduação lato-sensu, e de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado em andamento) devem ser escritos em coautoria com o professor orientador da pesquisa, constituindo-se esta uma condição para publicação.

7. Se houver ilustrações, deverão ter apresentação de qualidade 300 dpi; identificadas com título ou legenda centralizados, com fonte Tahoma, tamanho 9; e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig.1, Fig.2, etc.).

8. Configuração da página: tamanho de folha A4; margens de 2.5 cm (esquerda, direita, superior e inferior); 15.000 a 40.000 caracteres (com espaço), incluindo as referências bibliográficas; páginas sem numeração. Os relatos de experiência, com fundamentação teórico-metodológica, deverão conter de 5.000 a 10.000 caracteres, incluindo os espaços. As resenhas deverão conter de 1.500 a 3.000 caracteres (com espaço).

9. Os artigos devem ser digitados em Word, fonte Tahoma, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples e espaçamento antes 06 ptos, alinhamento justificado, início de parágrafo com recuo de 1,25 cm.

10. Citações, com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm, espaço simples, alinhamento justificado e fonte Tahoma tamanho 11.

11. Citações bibliográficas, no corpo do texto, entre parênteses, com os seguintes dados, separados por vírgula: sobrenome do autor em caixa alta; data da publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta (Ex.: SILVA, 1992, p. 3-23).

12. As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, e com fonte Tahoma, corpo 10 e alinhamento justificado.

13. As referências , com todos os dados da obra citada, devem seguir grafadas conforme as normas atuais da ABNT. Por padrão da revista, os títulos de livros e de periódicos devem ser escritos em fonte itálica

14. Para destaques no texto, preferir sublinhado. Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.

15. Para termos estrangeiros, utilizar itálico. A grafia dos links da internet devem ser citados consoante as normas em vigor da ABNT.

16.  Quaisquer identificações de autoria do trabalho, incluindo as da opção "Propriedades do Word", devem ser removidas do texto submetido, garantindo-se desta forma o critério de sigilo da avaliação cega por pares (double blind peer review).

17. O encaminhamento dos artigos e relatos de experiência para os pareceristas ad hoc está condicionado ao estrito atendimento das orientações anteriormente descritas nestas "Diretrizes para os autores". 

18. Estas diretrizes foram atualizadas em 28 de outubro de 2019.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Todos os trabalhos submetidos à e-Mosaicos deverão ter, no máximo, quatro autores.
 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.

Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.