Insegurança Alimentar e perfil socioeconômico de domicílios acompanhados por equipes de saúde da família

Ricardo Cardoso dos Santos, Silvana Castro de Brito Sottero, Clara Cecília Ribeiro de Sá, Shaiane Caetano Chagas, Ketna Lohrany dos Santos Pereira

Resumo


 Introdução: A insegurança alimentar (IA) envolve dimensões psicológicas e manifestações físicas que comprometem e colocam a saúde das pessoas em risco. Objetivo: A pesquisa objetivou caracterizar os fatores determinantes da IA em domicílios de Lagarto, Sergipe. Método: Trata-se de estudo do tipo transversal conduzido entre agosto de 2018 e julho de 2019 com 94 domicílios acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família de três Unidades Básicas de Saúde. Para isso, foram aplicados a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e um questionário socioeconômico estruturado, que foram analisados por meio do SPSS 20.0 através de medidas descritivas e de tendência central, além do teste de normalidade de Shapiro-Wilk e do coeficiente de correlação de Spearman. Resultado: Verificou-se que 27,60% dos domicílios estavam em segurança alimentar (SA), 51,10% em insegurança alimentar (IA) leve, 12,80% em IA média, e 8,50% em IA grave. Houve associação significativa do sexo, escolaridade do chefe da família, ganhos totais estratificados por salário-mínimo com as características demográficas e de trabalho do chefe de família com a situação de SA. Conclusão: A prevalência de insegurança alimentar (IA) nos domicílios analisados se mostrou maior que a média nacional, e a renda familiar confirmou ser o maior determinante das experiências de IA vivenciadas pelas famílias, além das características dos chefes da família, como sexo e escolaridade e das baixas classes econômicas.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde. Determinantes Sociais da Saúde. Estudos Transversais. Fatores Socioeconômicos. Segurança Alimentar e Nutricional.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2021.49993

e-ISSN: 2238-913X


Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.