Elaboração, validação e reprodutibilidade de um questionário de frequência alimentar para hipertensos e/ou diabéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.44161

Palavras-chave:

Consumo alimentar. Inquérito nutricional. Hipertensão. Diabetes mellitus. Adulto.

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve por objetivo elaborar e avaliar a validade e a reprodutibilidade de um questionário de frequência alimentar (QFA) para hipertensos e/ou diabéticos do município de Maceió-AL, Brasil. Métodos: O QFA foi elaborado a partir de 1.603 inquéritos dietéticos recordatórios de 24 h (IDR24H). Para avaliar a validade e a reprodutibilidade do QFA aplicaram-se, em uma amostra de 40 indivíduos, três QFAS e três IDR24H concomitantemente e com intervalo máximo de 45 dias entre as aplicações. A validade foi avaliada por meio dos coeficientes de correlação de Pearson (CCP) ou de Spearman (CCS) entre o QFA 1, 2 e 3, e a média dos 3IDR24H, adotando-se o IDR24H como padrão de referência; e a reprodutibilidade, por meio do coeficiente de correlação intraclasse (CCI) entre os QFAs. Resultados: Quanto à validade, os CCP ou CCS atingiram os valores recomendados entre 0,4 e 0,7 para energia, macronutrientes, cálcio e sódio para as aplicações 1 e 2 do QFA (validade satisfatória); e para os demais nutrientes, CCP < 0,4. Quanto à reprodutibilidade, todos os nutrientes estudados apresentaram CCI dentro dos valores recomendados, exceto potássio entre QFA1 e QFA3 (CCI = 0,28). Conclusão: O QFA elaborado e avaliado neste estudo constitui um bom instrumento de avaliação de consumo alimentar para avaliação de energia, macronutrientes, cálcio e sódio para hipertensos e/ou diabéticos, podendo fornecer informações importantes para estudos de epidemiologia nutricional neste público-alvo.

 

Biografia do Autor

Thays Ataide-Silva, Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade de Tecnologia Internacional. Mestre em Nutrição pela UFAL. Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com período sanduíche na School of Biomedical and Health Sciences (SBHS) e no Institute of Sport, Exercise and Active Living (ISEAL) da Victoria University (VU), Australia. Pós-Doutorado em Nutrição e Fisiologia do Exercício pelo Programa de Pós-Doutorado Júnior do CNPq na UFPE. Professora Adjunta da Faculdade de Nutrição (FANUT) da UFAL.

 

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Ataide-Silva, T., Padilha, C. C., Amorim Cruz, M. F. de, Santos, E. A. dos, & Vasconcelos, S. M. L. (2020). Elaboração, validação e reprodutibilidade de um questionário de frequência alimentar para hipertensos e/ou diabéticos. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e44161. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.44161

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva