NOVIDADES

Autores

  • Josely Correa Koury
  • Luciana Maria Cerqueira Castro Luciana Maria Cerqueira Castro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.40758

Resumo

Chegamos a 2019 e, conforme anunciado, apresentamos DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde com algumas novidades. Contamos agora com um conselho editorial deliberativo composto por um docente de cada departamento do Instituto de Nutrição da UERJ, o qual auxiliará na condução dos rumos da revista. Na tentativa de atender aos critérios de exogenia, faz parte de nossas novidades a presença de editores associados por área de atuação, cuidadosamente escolhidos considerando a produção científica e a expertise nas diferentes áreas da Alimentação, Nutrição e Saúde, de diferentes regiões do país. Ainda estamos em processo de envio de convites para pesquisadores estrangeiros e acreditamos que, em breve, teremos um maior número deles na Revista. Os editores associados colaborarão na gestão do fluxo dos manuscritos, iniciando pela indicação de pareceristas e acompanhando todo o processo de avaliação e aprovação.

Além das novidades administrativas, temos novo layout e novas regras para submissão. Incluímos uma nova categoria de artigos, denominada “Outras linguagens”, que receberá textos de reflexão sobre temas de interesse para os leitores da revista, com relação aos campos da Alimentação, Nutrição, Saúde, Comensalidade, Artes e Cultura, utilizando recursos iconográficos, poéticos, literários, musicais e audiovisuais. Gostaríamos que esta categoria de artigo estimulasse os autores a ousar, enveredando pelos caminhos da poesia, fotografia, vídeos, entre outras formas de arte, sempre contextualizando com o escopo da revista.

A partir de abril 2019, DEMETRA passa a ser publicada em fluxo contínuo, ou seja, todas as edições permanecerão abertas e após a diagramação dos artigos aceitos, estes serão disponibilizados online. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material e reduzindo o tempo de espera dos autores, o que dará maior visibilidade à Revista e aos trabalhos publicados por meio de citações. Ainda como forma de aumentar a visibilidade, criamos uma página no Facebook e no Twitter.

Todo o esforço para a atualização e melhora da qualidade da Revista é muito recente; desde novembro do ano passado, estamos trabalhando para que tudo funcione da melhor forma possível. Esperamos poder contar com a colaboração de todos.

Aproveitamos para agradecer aos parceiros e parceiras que concordaram em participar de mais este desafio: a manutenção e o crescimento de um veículo de divulgação científica sem custo para o leitor e de qualidade acadêmica. 

DOI: 10.12957/demetra.2019.40758

 

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Koury, J. C., & Castro, L. M. C. (2019). NOVIDADES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e40758. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.40758

Edição

Seção

Editorial