IMAGEM CORPORAL E AMBIENTE FAMILIAR EM ESTUDANTES DA SAÚDE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33189

Palavras-chave:

Imagem corporal. Estudantes de Ciências da saúde. Prática profissional.

Resumo

Introdução: A imagem corporal é um importante componente da identidade pessoal. É a forma pela qual o corpo se apresenta para si próprio. Quando se apresenta para o indivíduo de forma ruim, torna-se um fator desencadeante para transtornos alimentares. Alguns grupos sofrem grande pressão social sobre sua imagem física, porque sua atuação está relacionada ao controle de peso ou imagem corporal. Estes são propícios a apresentarem insatisfação corporal e, assim, desenvolver transtornos alimentares. Estudantes da área de saúde configuram um dos grupos de risco. Objetivo: Avaliar a imagem corporal e sua correlação com o ambiente familiar deste público, considerando dois países, Brasil e Espanha. Metodologia: Trata-se de estudo analítico, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento dividido em duas partes: dados de identificação, aspectos ligados à imagem corporal (Questionário de Imagem Corporal) e ambiente familiar (Escala de Ambiente Familiar). Resultado: A insatisfação com a imagem corporal atingiu 43,2% dos estudantes brasileiros e 47,0% dos espanhóis (p = 0,801), além da relação com diferentes fatores da escala de ambiente familiar. Conclusão: O estudo evidenciou a necessidade de se incluir avaliação de imagem corporal nas ações de promoção da saúde em grupos vulneráveis a distorções de imagem corporal.

DOI: 10.12957/demetra.2018.33189

 

Biografia do Autor

Nara de Andrade Parente, UNIFOR UECE

Nutricionista. Professora da Universidade de Fortaleza. Doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará.

Helena Alves de Carvalho Sampaio, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professora Emérita, Doutorado em Farmacologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará.

Elzo Pereira Pinto Junior

Fisioterapeuta. Professor Substituto de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Doutorando em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia(ISC-UFBA). Mestre em Saúde Coletiva (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará(PPSAC/UECE).

 

Diana Jiménez-Rodríguez

Doutora em Ciencias Sociais e da Saúde. Profesora de Enfermagem da Universidad Católica de Murcia (Espanha).

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Parente, N. de A., Sampaio, H. A. de C., Pinto Junior, E. P., & Jiménez-Rodríguez, D. (2018). IMAGEM CORPORAL E AMBIENTE FAMILIAR EM ESTUDANTES DA SAÚDE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(4), 819–837. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33189

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE