ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NO PRÉ-NATAL DE MULHERES ATENDIDAS EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA: UM ESTUDO DE COORTE

Autores

  • Cinthia Soares Lisboa Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Liliane de Jesus Bittencourt Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Jerusa da Mota Santana Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Djanilson Barbosa dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28439

Palavras-chave:

Assistência Nutricional. Pré-Natal. Saúde da Família.

Resumo

Este estudo objetiva analisar as orientações nutricionais oferecidas às gestantes durante o pré-natal, em unidades de saúde da família (USFs) do município de Santo Antônio de Jesus-Ba. Estudo transversal realizado com gestantes cadastradas no serviço de pré-natal em 16 USFs, de maio a julho de 2011. A amostra foi constituída por 316 gestantes. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário estruturado e previamente testado. Os dados foram analisados no Stata, versão 10. A média de idade foi de 26,1 anos (DP=6,91). Observou-se que as gestantes no primeiro trimestre apresentavam sobrepeso (45,8%); no segundo e terceiro trimestre, eutrofia (50% e 45,6%, respectivamente). Das gestantes, 78,6% revelaram receber orientação nutricional, individuais (93,3%) ou por grupo (5,2%), 82,2% foram orientadas por enfermeiro (a) e 9,2% por nutricionista. Quanto ao conteúdo das orientações, 77,3% receberam orientações sobre a ingestão hídrica; 75,4%, sobre o consumo de sal; 70,7%, de frutas e legumes; 64,9%, quanto ao consumo de feijão; e 51,7%, de fígado. Diante do exposto, a maioria das gestantes recebeu orientação alimentar, porém não foi realizado pelo profissional nutricionista. Entretanto, mesmo essas orientações sendo feitas por outro profissional, os resultados se apresentaram de forma positiva para a população estudada.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28439

 

Biografia do Autor

Cinthia Soares Lisboa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Feira de Sanatana. Graduada em Nutrição na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Pós-graduada em Saúde Coletiva na Faculdade Adventista da Bahia - IANE, com atuação profissional voltada a uma assistência universal e integral à população em programas institucionais, unidades primárias de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, programa de saúde da família, núcleo de apoio à saúde da família.Participou por dois anos e meio dos Projetos de Pesquisa: Fatores Maternos de risco para o baixo peso ao nascer, prematuridade e retardo do crescimento intra-uterino, no Recôncavo da Bahia, Uso de medicamentos e fatores associados durante a gestação e seu impacto sobre a mãe e o feto na cidade de Santo Antônio de Jesus-Ba e do Projeto Atenção Nutricional Ambulatorial de Gestantes e Nutrizes e do Núcleo de Investigação em Saúde Materno-Infantil (NIASMI) da UFRB.

Liliane de Jesus Bittencourt, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, é Bacharela em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (1994) e mestra em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco (2004). Se doutorou em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, em 01 de março de 2013, quando investigou sobre transtornos do comportamento alimentar em mulheres negras. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, trabalhando com saúde da população negra, transtornos alimentares, atenção básica à saúde, políticas de saúde, segurança alimentar e nutricional, entre outros. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde - NEGRAS.

Jerusa da Mota Santana, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Saúde Pública-ISC/UFBA, Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde/Escola de Nutrição/UFBA, linha de pesquisa: Epidemiologia dos Distúrbios Nutricionais e Políticas Públicas (2014). Graduada em Nutrição - UFRB. Atualmente é professora Auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ministra as disciplinas: Nutrição Aplicada ao Processo saúde Doença, Nutrição e Dietética e Metodologia Científica. Experiência como docente das seguintes disciplinas: Epidemiologia, Nutrição Materno- Infantil, Introdução a Nutrição, Alimentação e nutrição na sociedade, Nutrição humana. É pesquisadora do Núcleo de Nutrição e Epidemiologia da UFBA e Núcleo de Investigação em Saúde Materno-Infantil (NIASMI) da UFRB. Pesquisadora em estudos de coorte de gestantes e criança até os seis meses de vida, estudos sobre doenças cardiovasculares e programa de reabiltação cardíaca. Tem experiência nas áreas:Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Epidemiologia, estatística, Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Consumo alimentar, Nutrigenômica e Nutrigenética, obesidade e Estatística em saúde.

Djanilson Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Ciências Farmacêuticas - Farmácia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Saúde Pública - Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professor adjunto nível 01 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacoepidemiologia, pharmacoepidemiology, epidemiologia, saúde coletiva e estudos de utilização de medicamentos.

Publicado

2017-09-12

Como Citar

Lisboa, C. S., Bittencourt, L. de J., Santana, J. da M., & dos Santos, D. B. (2017). ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NO PRÉ-NATAL DE MULHERES ATENDIDAS EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA: UM ESTUDO DE COORTE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 713–731. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28439