A AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PELO PNAE NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26701Palavras-chave:
alimentação escolar, agricultura, comércio, segurança alimentar e nutricionalResumo
Este artigo aborda o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alegre-ES, com o objetivo de caracterizar o processo de compra de alimentos da agricultura familiar para atender a esse mercado, enfocando a evolução desse processo no período de 2013 a 2015. As fontes de dados utilizadas foram as seguintes: os editais das Chamadas Públicas e seus respectivos relatórios, disponíveis no site da prefeitura de Alegre; os projetos de venda das associações rurais disponibilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e documentos do FNDE, disponíveis em seu site. Verificou-se que o porcentual mínimo de compra obrigatória não foi cumprido no ano de 2013, ficando em 15,52%, mas chegou a 116,68% do repasse do FNDE, em 2014. O número de agricultores de Alegre participantes do programa cresceu 2,8 vezes, de 2013 para 2015, chegando a 39 agricultores. Quanto à diversidade de alimentos, houve um aumento da ordem de 54%, passando de 22, em 2013, para 34 diferentes alimentos adquiridos em 2015. Concluiu-se que o PNAE de Alegre, mesmo diante dos desafios colocados, cumpre o seu papel de interligar a agricultura familiar à alimentação escolar, ajudando a promover o desenvolvimento rural sustentável e, ao mesmo tempo, trazendo segurança alimentar e nutricional às crianças e adolescentes que estudam nas escolas municipais.
DOI: 10.12957/demetra.2017.26701
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.