PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE A CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO E “FAT STUDIES”
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.25885Palavras-chave:
Obesidade. Perda de Peso. Feminismo.Resumo
A preocupação com a aparência física é grande no Ocidente. Contudo, a busca por tais ideais pode desencadear uma insatisfação com a imagem corporal, transtornos alimentares, distúrbios de imagem corporal, visões estereotipadas e atitudes negativas voltadas aos indivíduos fora do padrão valorizado pela mídia. Grupos ligados à sociologia, estudos de gênero e ativismo feminista uniram-se ao debate, constituindo campo do saber interdisciplinar denominado “fat studies“(estudos sobre a gordura ou dos "gordos"). O campo muda o olhar dos aspectos fisiopatológicos associados à adiposidade corporal, para a situação desse grupo de pessoas na sociedade. Criticam duramente o modelo biomédico e sua ineficácia no tratamento da obesidade. Por outro lado, pesquisadores da área de saúde preocupam-se com o discurso de que a saúde seria possível com qualquer peso ou percentual de gordura corporal, bastando um estilo de vida saudável. Este artigo explora o assunto e busca uma aproximação dos campos de pesquisa, um ponto de equilíbrio entre a ciência da nutrição e “fat studies”.
DOI: 10.12957/demetra.2016.25885
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.