ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA SOBRE TERAPIA NUTRICIONAL PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9982Palavras-chave:
Formação de Recursos Humanos, Ensino, Videoaulas, Objetos de aprendizagem, Desenho InstrucionalResumo
Todos os profissionais da equipe multiprofissional de terapia nutricional necessitam de conhecimentos sobre nutrição enteral e parenteral, sem os quais a atenção às necessidades alimentares especiais de pacientes fica comprometida. No Campus de Ceilândia da Universidade de Brasília, uma única disciplina de nutrição é disponibilizada aos estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional. A disciplina engloba um conjunto de temas, sendo que o tópico “Terapia Nutricional” é considerado o de maior complexidade, por parte dos estudantes. Visando melhorar a compreensão dos mesmos sobre o assunto, foram criadas, editadas e disponibilizadas, por meio de uma ambiente virtual de aprendizagem (moodle), duas videoaulas que serviram de preparação para as aulas presenciais. Este estudo buscou avaliar o efeito desse material sobre a aprendizagem e a satisfação desses estudantes. Os vídeos foram produzidos considerando-se os princípios da teoria cognitiva. A escala de satisfação foi disponibilizada para os estudantes através do moodle. A aplicação de testes para avaliação da aprendizagem aconteceu de forma presencial. Foi avaliada a relação entre o número de acessos dos estudantes às videoaulas e seu desempenho nas avaliações e na nota final da disciplina, por meio da correlação de Spearman. Verificou-se alto grau de satisfação dos estudantes com o material. Observou-se também que quanto mais vezes os estudantes assistiram às videoaulas, maiores foram as notas nas avaliações. Os vídeos mostraram-se adequados para o ensino do conteúdo proposto. Fazem-se necessários novos estudos para avaliação do custo-benefício desta estratégia em profissionais de saúde atuantes no Sistema Único de Saúde-SUS.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.9982
Downloads
Referências
– Frenk J, Chen L, Butta Z, Cohen J et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet 2010; 376(9756): 1923-1958.
– WHO. The World Health Report 2006 - working together for health. 2013. Disponível em: http://www.who.int/whr/2006/en/
– Haddad AE, Morita MC, Pierantoni CR, Brenelli SL, Passarella T, Campos FE. Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise do período de 1991 a 2008. Revista de Saúde Pública 2010; 44(3): 383-393.
– Barbosa MA, Brasil VV, Sousa ALL, Monego ET. Refletindo sobre o desafio da formação do profissional de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem 2003; 56(5): 574-576.
– Pierantoni CR, Varella TC, Santos MR, França T, Garcia AC. Gestão do trabaho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS. Physis. Revista de saúde coletiva 2008; 18(4): 685-704.
- Costa, R.K.S & Miranda, F.A.N. Formação Profissional no SUS: oportunidades de mudanças na perspectiva da estratégia de saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde 2009; 6(3): 503-17.
- Vieira ALSV,. Amâncio Filho A. Ministério da Saúde: a dinâmica das graduações em saúde no Brasil: subsídios para uma política de recursos humanos, p. 17-23. 2006.
- Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde. 549p. 2011. Disponível em: http://apsredes.org/site2012/wp-content/uploads/2012/03/Redes-de-Atencao-mendes2.pdf
- Mendes EV. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde. 512p. 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_condicoes_atencao_primaria_saude.pdf
- Haddad J, Roschke M, Davini M. Educación permanente de personal de salud. Washington: OPS/OMS, 1994.
- Ceccim RB, Feuerwerker L. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS Revista de saúde coletiva 2004; 14(1): 41- 65.
– Oliveira MAN. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem 2007; 60(5): 585-589.
- Resolução RDC ANVISA nº. 63, 2000 jul 6. Aprova o Regulamento Técnico para fixar os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral. Pub DO [Jul 6 2000].
- Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acesso à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Brasília; 2005.
- Terrion JL, Aceti V. Perceptions of the effects of clicker technology on student learning and engagement: a study of freshmen Chemistry students. Res Learning Technology. 2012; 20: 16150.
- Garrison JA, Kochi JK. Web-based distance continuing education: a new way of thinking for students and instructors. Bull Med Libr Assoc. 2000; 88(3): 211-217.
– Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 83p.
- Wong G, Grenhalgh T, Pawson R. Internet-based medical education: a realist review of what works, for whom and in what circunstances. BMC Medical Education 2010; 10(12):1-11.
– Camargo LDVL, Garofalo S, Coura-Sobrinho J. Migrações da aula presencial para a videoaula: uma análise da alteração de mídium. Quaesto. 2011; 13(2):79-91.
– Abbad GS, Zerbini T, Borges-Ferreira MF. Medidas de reação a cursos presenciais. In: Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2012, p. 78-90.
– Whittingham JRD, Ruiter RAC, Castermans D, Huiberts A, Kok G. Designing effective health education materials: experimental pre-testing of a theory-based brochure to increase knowledge. Health Education Research 2008; 23(3): 414-426.
- Abdous M, Yoshimura M. Learner outcomes ans satisfaction: A comparison of live vídeo-streamed instruction, satellite broadcast instruction, and face-to-face instruction. Computers & Education 2010; 55: 733-741.
– Sena EF. As videoaulas de um curso a distância: obstáculos didáticos/pedagógicos e suas implicações na aprendizagem do aluno. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2012. 13p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.