ADESÃO ÀS ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Kelly Cristina Araujo Estrela Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).
  • Anna Carolina Di Creddo Alves Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).
  • Tatiana Teixeira Gomes Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).
  • Mistue Isosaki Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22407

Palavras-chave:

Adesão a diretivas antecipadas, terapia nutricional, avaliação, orientação, adesão do paciente.

Resumo

A adesão dos pacientes às orientações nutricionais é imprescindível para que se obtenham os resultados esperados da educação alimentar. O fenômeno da adesão e não adesão traz grande impacto na morbimortalidade de indivíduos que são acometidos por doenças crônicas e é um dos problemas mais importantes enfrentados pelos profissionais de saúde. Este trabalho teve como objetivo identificar como é avaliada a adesão às orientações nutricionais e seus determinantes, além de sumarizar formas para melhorar a adesão. Realizou-se uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas SciELO, LILACS, PubMed e ClinicalKey, no período de 2005 a 2015. Ao longo da revisão literária, constatou-se que a avaliação da adesão pode ser subjetiva ou objetiva e que é feita com diferentes tipos de ferramentas por causa da grande dificuldade encontrada na maneira de mensurar essa variável. Várias interfaces influenciam a adesão ao tratamento, como o paciente, a doença, a terapia, os aspectos socioeconômicos e culturais, o sistema de saúde e o relacionamento com os profissionais de saúde. Devido à complexidade da dimensão da temática adesão, não existe um método ou instrumento que se adapte a todos os objetivos e análises. Contudo, são necessários estudos metodológicos que elaborem e validem instrumentos de aferição da adesão às orientações nutricionais.

DOI: 10.12957/demetra.2017.22407

 

 

 

Biografia do Autor

Kelly Cristina Araujo Estrela, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).

Especialização em Nutrição Hospitalar em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2016). Especialização em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2013).

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Estrela, K. C. A., Alves, A. C. D. C., Gomes, T. T., & Isosaki, M. (2017). ADESÃO ÀS ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 249–274. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22407

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE