DESENVOLVIMENTO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO ADULTA RESIDENTES EM SANTO AMARO, BAHIA, BRASIL

Autores

  • Jerusa da Mota Santana Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva-ISC
  • Valéria Macedo Almeida Camilo Universidade Estadual de Santa Cruz; Profesora Assistente Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Fernanda Virgínio Nunes DE Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Isabella De Matos Mendes Da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Darcilene Fiuza Da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Fábio Santos De Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.18460

Palavras-chave:

Consumo de Alimentos, Questionário, Comportamento Alimentar, Epidemiologia.

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever a elaboração de um questionário de frequência alimentar para população adulta residente de Santo Amaro, Bahia, Brasil. Trata-se de estudo transversal conduzido com 50 indivíduos adultos de ambos os sexos, no município de Santo Amaro no período de agosto a setembro de 2013. A relação foi composta por 91 itens alimentares distribuídos em sete categorias de consumo e em 15 grupos alimentares. O QFA inicial foi aplicado na população estudada, juntamente com o R24h. Do QFA inicial foram excluídos 38 produtos alimenticios, o que representa 41,77% da lista. Os alimentos citados por no mínimo 15% da população estudada foram mantidos no QFA, com destaque para o grupo das frutas, que apresentou percentual de consumo maior ou igual a 90%; grupo das hortícolas, grupo dos açúcares e açucarados; laticínios; produtos de panificação; bebidas; carnes; grãos; massas e farináceos. A lista final do QFA apresentou 53 itens alimentares. Destaca-se que, com esse instrumento, a avaliação do consumo alimentar terá maior fidedignidade, por se aproximar da realidade local da população em estudo, contribuindo com as pesquisas que investigam a relação entre consumo alimentar e condições de saúde. Conclui-se que o QFA inicial, assim como o R24h, foram instrumento importantes que delinearam a construção do QFA proposto, e que este levou em consideração o hábito alimentar da população estudada, expressando maior qualidade ao instrumento, praticidade e otimização do tempo de aplicação.

DOI: 10.12957/demetra.2016.18460

 

Biografia do Autor

Jerusa da Mota Santana, Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva-ISC

Doutoranda em Saúde Pública-ISC/UFBA, área: Epidemiologia. Mestre em Alimentos, Nutrição Saúde/Escola de Nutrição/UFBA, linha de pesquisa: Epidemiologia dos Distúrbios Nutricionais e Políticas Públicas (2014) Graduada em Nutrição - UFRB. É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Nutrição e Epidemiologia da UFBA e Núcleo de Investigação em Saúde Materno-Infantil (NIASMI) da UFRB. Pesquisadora em estudos de coorte de acompanhamento da gestante e da criança até os seis meses de vida. Experiência em todas as áreas da Nutrição, especialmente nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia em Saúde, Saúde Materno-Infantil, Consumo alimentar, Estatística em saúde, Nutrigenômica. Foi Nutricionista do NASF no município de Varzedo-Bahia e Professora substituta de Avaliação Nutricional e Saúde Coletiva do Curso de Nutrição - UFRB/CCS

Valéria Macedo Almeida Camilo, Universidade Estadual de Santa Cruz; Profesora Assistente Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Estadual de Santa Cruz, professora Assistente na Universidade Federal do Recôncavo Da Bahia.

Fernanda Virgínio Nunes DE Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Doutoranda em Doutoranda em Ciência Animal Tropical,Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde.

Isabella De Matos Mendes Da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ciência Veterinária,Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Darcilene Fiuza Da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente do curso de nutrição- Centro de Ciências da Saúde- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Fábio Santos De Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Publicado

2016-03-04

Como Citar

Santana, J. da M., Camilo, V. M. A., DE Freitas, F. V. N., Da Silva, I. D. M. M., Da Silva, D. F., & De Oliveira, F. S. (2016). DESENVOLVIMENTO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO ADULTA RESIDENTES EM SANTO AMARO, BAHIA, BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(1), 195–209. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.18460

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE