ESTADO NUTRICIONAL E INDICADORES DE QUALIDADE EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL EM PACIENTES INSTITUCIONALIZADOS COM PARALISIA CEREBRAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14451Palavras-chave:
Paralisia Cerebral. Estado Nutricional. Indicadores de Qualidade. Nutrição Enteral.Resumo
O objetivo do estudo foi descrever o estado nutricional (EN) de pacientes com paralisia cerebral institucionalizados com terapia nutricional enteral (TNE) e aplicar indicadores de qualidade referentes à administração de nutrição enteral (NE). Estudo retrospectivo observacional. Para avaliar o EN, foram coletados nos prontuários dos indivíduos dados referentes a peso corporal, estatura, circunferência do braço (CB), prega cutânea tricipital (PCT), circunferência muscular do baço (CMB) e índice de massa corporal (IMC). Foram monitorados seis indicadores de qualidade: (1) frequência de medida de IMC em pacientes com terapia nutricional (TN); (2) frequência de medida ou estimativa de gasto energético e necessidade proteica em pacientes em TN; (3) frequência de dias de administração adequada de líquidos em pacientes em TN; (4) frequência de dias de administração adequada de energia em pacientes em TN; (5) frequência de dias de administração adequada de proteína em pacientes em TNe (6) frequência de intercorrências relacionadas à administração de NE.Foram avaliados oito indivíduos. A média de IMC foi 18,65 ± 3,2 kg/m²; o %CB foi de 85,63 ± 6,05%; o %CMB foi de 85,13 ± 15,27%; e o %PCT foi de 116,5 ± 76,6%. Com relação aos indicadores 4 e 6, foram percebidos 25% de adequação, e o indicador 5 apresentou 75% de adequação. Os demais indicadores apresentaram 100% de conformidade. Os pacientes apresentaram depleção de tecido muscular e reserva de tecido adiposo, apesar do baixo-peso. Os indicadores 4, 5 e 6 apresentaram baixa porcentagem de adequação, refletindo a importância de seu monitoramento.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.14451
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.