REPERCUSSÕES DAS INTERVENÇÕES DOMICILIARES NA CONTINUIDADE DO ALEITAMENTO MATERNO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13599Palavras-chave:
Saúde materno-infantil, Aleitamento materno, Leite humanoResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar as repercussões de intervenções domiciliares na continuidade do aleitamento materno. Trata-se de estudo experimental não randomizado, com coleta de dados e intervenção realizadas entre janeiro e julho de 2013. Participaram 20 nutrizes (11 no grupo intervenção e nove no grupo controle) que tiveram seus filhos em um hospital público do município de Santa Maria-RS, sendo acompanhadas em seus domicílios logo após a alta da maternidade. Foram realizadas quatro visitas domiciliares (7º, 14º, 30º e 45º dia pós-parto) para coletar os dados e realizar as intervenções com a finalidade de promover e apoiar o aleitamento materno. Os resultados demonstraram que a maioria das mães eram primíparas, possuíam vínculo empregatício e não receberam orientação no pré-natal sobre amamentação nos dois grupos. Além disso, foi identificada alta frequência no consumo de outros leites na dieta dos lactentes, como complemento ao leite materno no final dos 45 dias de vida e frequente uso de chupeta e/ou mamadeira. O estudo apontou que as intervenções domiciliares realizadas foram importantes, no entanto, são necessárias novas pesquisas com maior período de tempo para avaliar a eficácia das intervenções.
DOI: 10.12957/demetra.2015.13599
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.