votar na pergunta como prática pedagógica numa comunidade de investigação filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70520

Palavras-chave:

comunidade de investigação filosófica, votação, pós-humanismo crítico, questões, educação infantil

Resumo

Este artigo considera duas das etapas metodológicas de uma Comunidade de Investigação Filosófica: elaboração das questões e votação das questões. Ambas as práticas são realizadas por crianças de 8 e 9 anos que são participantes de uma investigação filosófica, que facilitei em uma escola pública primária na África do Sul. Matthews (1994) nos lembra que as crianças como pensadoras/agentes filosóficas foram deixadas de fora das narrativas dominantes sobre crianças e infância. Uma questão que norteia esta pesquisa é onde está o lugar para as questões filosóficas (desenvolvidas pelas crianças) e o tipo de pensamento/desenho/criação/ser filosófico para crianças (e adultos) nas escolas? Como abrir espaço para tais questionamentos – para que a riqueza desses encontros pedagógicos realmente importe e faça a diferença no ensino e aprendizagem em curso? Gandorfer, em entrevista a Barad (2021), sugere que o pensamento crítico “é encontrar o que é irreconhecível e imperceptível, mas sensível e construtivo de sentido sem separá-lo do mundo físico” (p. 20). Eu concordaria e aplicaria isso aos pensamentos críticos da criança. Esse pensamento não está localizado na criança, na sua mente e não surge apenas através dos pensamentos que a criança verbaliza. Uma análise crítica da teoria/prática do pós-humanismo garante que, como pesquisadora, eu não fico fora da pesquisa observando à distância. Da mesma forma, as crianças, as perguntas, as votações e as indagações não estão separadas do mundo, mas já estão todas emaranhadas com o mundo. Quando as crianças estão votando nas questões, isso funciona como uma pedagogia da interrupção (Michaud, 2020). Como facilitadora, não sei qual a pergunta que receberá o maior número de votos para a investigação filosófica. Isso possibilita um currículo emergente em seu tornar-se(com). As formulações de Toby Rollo (2016) sobre a criança como agente político e não apenas moral e as implicações para uma escolarização mais democrática e justa são teorizadas neste artigo por meio do ato de as crianças votarem nas questões. Eu argumento que as crianças não são apenas excluídas da participação nas decisões sobre o que e até mesmo como estão aprendendo na escola, mas também da maioria das práticas pedagógicas nas salas de aula e nas escolas. Mostro como as práticas de as crianças criarem e votarem nas perguntas podem ser práticas democráticas, com implicações políticas e morais em uma comunidade de investigação filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

rose-anne reynolds, universidade de cape town

Rose-Anne é PhD em Educação pela Universidade da Cidade do Cabo (UCT) e é professora de Estudos da Infância na Escola de Educação da Universidade da Cidade do Cabo. Os seus interesses de investigação incluem Filosofia com Crianças, Filosofia da criança e da infância; Pedagogias do Questionamento, Educação Inclusiva incluindo Estudos da Deficiência. Formação Inicial de Professores e Educação Infantil.

Referências

Abebe, T. & Biswas, T. (2021) Rights in education: outlines for a decolonial, childist reimagination of the future – commentary to Ansell and colleagues. Fennia 199(1) 118–128. https://doi.org/10.11143/fennia.102004

Barad, K. (2007). Meeting the universe halfway: quantum mechanics and the entanglement of matter and meaning. Duke University Press.

Barad, K. (2010). Quantum entanglements and hauntological relations of inheritance: dis/continuities, spacetime enfoldings, and justice-to-come. Derrida Today, 3 (2), 240- 268. https://doi.org/10.3366/drt.2010.0206 .

Barad, K. (2014). Diffracting diffraction: cutting together-apart. Parallax, 20 (3), 168-87. https://doi.org/10.1080/13534645.2014.927623

Barad, K. (2017). Troubling time/s and ecologies of nothingness: re-turning re-membering, and facing the incalculable. New Formations: A Journal of Culture/Theory/Politics, (92), 56-88.

Barad, K., & Gandorfer, D. (2021). Political desirings: yearnings for mattering (,) differently. Theory & Event, 24 (1), 14-66. https://doi.org/10.1353/tae.2021.0002 .

Benjamin, M., & Echeverria, E. (1992). Knowledge in the classroom. In A.M. Sharp, & R. Reed (Eds.), Studies in philosophy for children (pp.64 - 79). Temple University Press.

Bua-Lit Collective (2018). How are we failing our children? Reconceptualising language and literacy education. Position Paper. Cape Town. https://bua-lit.org.za/wp-content/uploads/2018/11/bua-lit-language-literacy-education.pdf

Chan, K. H. (2010). Rethinking children’s participation in curriculum making: a rhizomatic movement. In V. Pacini-Ketchabaw (Ed.), Flows, rhythms, and intensities of early childhood education curriculum (pp. 39-53). Peter Lang.

Costa-Carvahlo,M., & Mendonça, D. (2019). The richness of questions in philosophy for children. Childhood and Philosophy, (15), 1-21.

Dahlberg, G. & Moss. P. (2010). Introduction In H. Lenz Taguchi, Going beyond the theory/practice divide in early childhood education: Introducing an intra-active pedagogy (pp. ix-xx). Routledge.

Deleuze, G., & Guattari , F. (1991). What is philosophy? (H. Tomlinson & G. Burchell, Trans). Columbia University Press. (Original work published in 1991).

Echeverria, E., & Hannam, P. (2017). The community of philosophical inquiry: a pedagogical proposal for advancing democracy. In M. Rollins Gregory, J. Haynes, & K. Murris (Eds.), The Routledge international handbook of philosophy for children (pp. 3 - 10). Routledge.

Elicor, P. P. (2017). The notion of pedagogical authority in the community of inquiry. Kritike: An Online Journal of Philosophy, 11 (2), 80-92. https://doi.org/10.25138/11.2.a5 .

Gregory, M., Haynes, J., & Murris, K. (2017). Part 1: the democratic nature of philosophy for children. In M. Gregory, J. Haynes, & K. Murris (Eds.), The Routledge international handbook of philosophy for children (pp.1-2). Routledge.

Haynes, J. (2008). Children as philosophers: learning through enquiry and dialogue in the primary classroom. Routledge.

Haynes, J, & Murris, K. (2017). Intra-generational education: imagining a post-age pedagogy. Educational Philosophy and Theory, 49 (10), 971-983.

Josefsson J & Wall, J. (2020) Empowered inclusion: theorizing global justice for children and youth, Globalizations, 17:6, 1043-1060, DOI: 10.1080/14747731.2020.1736853 doi.org/10.1080/14747731.2020.1736853

Kennedy, D., & Kohan, W. O. (2008). Aión, kairós and chrónos: Fragments of an endless conversation on childhood, philosophy and education. Childhood & Philosophy, 4 (8), 5-22.

Kennedy, D. (2010). Philosophical dialogue with children: Essays on theory and practice. Edwin Mellon Press.

Kohan, W. O. (2014). Philosophy and childhood: critical perspectives and affirmative practices. Palgrave Macmillan.

Kohan, W.O. (2015). Childhood education and philosophy: New ideas for an old relationship. Routledge.

Laverty, M., & Gregory, M. (2018). Ann Margaret Sharp: a life teaching community. In M. Gregory, & M. Laverty (Eds.), In Community of inquiry with Ann Margaret Sharp: philosophy, childhood and education (1-25). Routledge.

Lecce, S. (2009). Should democracy grow up, children and voting rights. Intergenerational Justice Review. 9(4), 133-139.

Mathebula, T., & Ndofirepi, A. (2011). Philosophy for children in South African schools: its role for citizens-in-waiting. South African Journal of Childhood Education, 1(2), 127-142. https://doi.org/10.4102/sajce.v1i2.89

Matthews, G. (1994). The philosophy of childhood. Harvard University Press.

Michaud, O. (2020). What kind of citizen is philosophy for children educating? What kind of citizen should it be educating? Philosophical Inquiry in Education, 27 (1), 31- 45. https://doi.org/10.7202/1070276arMichaud 2020

Michaud, O., & Välitalo, R. (2017). Authority, democracy and philosophy: the nature and role of authority in a community of philosophical inquiry. In M. R. Gregory, J. Haynes, & K. Murris (Eds.), The Routledge international handbook of philosophy for children (pp. 27 - 32). Routledge.

Moss, P. (2014). Transformative change and real utopias in early childhood education: A story of democracy, experimentation and potentiality. Routledge.

Murris, K. (1997). Metaphors of the child’s mind: teaching philosophy to young children. (Unpublished Doctoral thesis, Hull University, United Kingdom).

Murris, K. (2016). The posthuman child: educational transformation through philosophy with picturebooks. Routledge, Taylor & Francis Group.

Murris, K. (2021). The ‘missing peoples’ of critical posthumanism and new materialism. In K. Murris (Ed). Navigating the postqualitative, new materialist and critical posthumanist terrain across disciplines: an introductory guide (pp. 62-84). Routledge.

Murris, K., & Haynes, J. (Eds.). (2018). Literacies, literature and learning: Reading classrooms differently. Routledge Research Monographs Series.

Murris, K., & Haynes, J. (2020). Troubling authority and material bodies: Creating sympoietic pedagogies for working with children and practitioners. Global Education Review, 7 (2), 24-42.

Murris, K., & Menning, S. (2019). Videography and decolonizing childhood. Video Journal of Education and Pedagogy, 4 (1), 1-13. https://brill.com/view/journals/vjep/4/1/vjep.4.issue-1.xml?language=en .

Oliverio, S. (2018). The teacher as liberator: Ann Margaret Sharp between philosophy of education and teacher education. In M. Gregory, & M. Laverty (Eds.), In community of inquiry with Ann Margaret Sharp: philosophy, childhood and education. Routledge.

Reed-Sandoval, A. (2019). Can philosophy for children contribute to decolonization? Precollege Philosophy and Public Practice, (1) (27- 41) doi: 10.5840/p4201811284.

Rollo, T. (2016). Separate but equal: False equality and the political exclusion of children. Canadian Dimension, 50 (2), 32-34. https://canadiandimension.com/articles/view/separate-but-equal-false-equality-and- the-political-exclusion-of-children

Rollo, T. (2018). The colour of childhood: The role of the child/human binary in the production of anti-black racism. Journal of Black Studies 49 (4) 307-329. https://doi.org/10.1177/0021934718760769

Sharp, A.M. (2018). Silence and speech in pixie. In M. R. Gregory, & M. Laverty (Eds.), In Community of inquiry with Ann Margaret Sharp: philosophy, childhood and education (pp. 174-185). (Original work published in 1996). Routledge.

Stanley, S. & Lyle, S. (2017). Philosophical play in the early years classroom. In M. Rollins Gregory, J. Haynes, & K. Murris (Eds.), The Routledge international handbook of philosophy for children (pp. 53 – 61). Routledge.

Vansieleghem, N., & Kennedy, D. (2011). What is philosophy for children, what is philosophy with children - After Matthew Lipman? Journal of Philosophy of Education, 45 (2), 171- 182.

Wall, J. (2011). Can democracy represent children? Toward a politics of difference. Childhood. 19(1), 86-100.

Wall, J. 2022. From childhood studies to childism: reconstructing the scholarly and social imaginations. Children’s Geographies 20(3), 257-270. https://doi.org/10.1080/14733285.2019.1668912

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

REYNOLDS, Rose-anne. votar na pergunta como prática pedagógica numa comunidade de investigação filosófica. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–24, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.70520. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/70520. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: filosofia na e para além da sala de aula; fpc através de diferenças culturais, sociais e políticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)