the childhood of teaching and learning: inventing with and as a child the art of being a teacher
Abstract
Keywords
References
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. 10.ed. São Paulo: Verus Editora, 2010.
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.
__________. Poemas rupestres. Ilustração de Martha Barros. 2. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.
__________. Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010.
__________. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
__________. Infância, estrangeiridade e ignorância - Ensaios de filosofia e educação. Belo horizonte: Autêntica, 2007.
_______. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Coleção Ensino de filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
_______. Palavras, passos e nomes para um projeto. In: KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana (Orgs). A escola pública aposta no pensamento. (Coleção Ens. Fil. 4). Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
__________. Pensar com Heráclito. (Org. e Trad.) Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
__________. Paulo Freire: outras infâncias para a infância. Educação em Revista, v.34. Belo Horizonte, 2018.
__________. Paulo Freire, mais do que nunca: uma bibliografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
LARROSA, Jorge. Nietzsche & a Educação. Traduzido por Semíramis Gorini da Veiga. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
__________. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução ANTUNES, Cristina; GERALDI, João Wanderley. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
IGLÉSIAS, Maura. O que é filosofia e para que serve. In: REZENDE, Antonio (Org). Curso de filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
MELO, Danilo Augusto Santos. Palavras, passos e nomes para um projeto. In: KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana (Orgs). A escola pública aposta no pensamento. (Coleção Ens. Fil. 4). Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução Carlos Duarte e Anna Duarte. São Paulo: Martin Claret, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19.ed. São Paulo: Autores Associados, 2013.
DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.51709
Refbacks
- There are currently no refbacks.