partir da infância ou a arché do pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.36721

Palavras-chave:

infância, tempo, história, início

Resumo

Desde o lugar de nascimento da infância, este texto busca, através de Giorgio Agamben (2005), Heráclito (fragmento 52) e Paulo Freire (1982;1986; 2001; 2015), elucidar a coexistência entre infância e tempo. Desse modo, trabalha com a hipótese de que infância e tempo são indefiníveis conceitualmente e diluidoras da ideia de estabilidade, a qual escapa à compreensão de continuidade. É nesse sentido que o presente texto parte da leitura de que a infância é, fundamentalmente, condição de existência da história da humanidade, o que torna possível a passagem da língua ao pensamento e provoca a inventividade para todo estado de coisas. Para pensar a infância que está em questão neste texto, consideramos uma certa experiência do tempo diferente da experiência tradicional; fruto de uma compreensão concebida como cronologia e acabamento, presente nas diversas leituras feitas da infância. Ao colocarmos esses apontamentos, algumas perguntas impõem-se: existe algo como uma infância do pensamento? A insistência com a infância é uma forma de não renunciar a um novo conceito de experiência?

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Publicado

2019-01-30

Como Citar

SILVA, Carla patrícia. partir da infância ou a arché do pensamento. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 15, p. 01–28, 2019. DOI: 10.12957/childphilo.2019.36721. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/36721. Acesso em: 9 maio. 2025.

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artigos

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