Política de Uso Racional de Medicamentos: O Consumo de Ansiolíticos na Localidade Rural de Marrecas, Campos dos Goytacazes – RJ

Juliana de Souza Viana, Lia Hasenclever

Resumo


O presente trabalho busca detectar os fatores que levam uma população rural ao uso excessivo e prolongado de benzodiazepínicos (BDZ) e contribuir para o monitoramento de políticas públicas promotoras do uso racional de medicamentos. Utiliza-se como instrumentos para coleta de dados dessa pesquisa a realização de entrevistas e questionários associando o método qualitativo e quantitativo. A população alvo foi os moradores da localidade de Marrecas, distrito de Campos dos Goytacazes, e médicos generalistas que realizavam atendimento na Unidade de saúde da localidade estudada. Dessa forma objetiva-se conhecer e analisar o comportamento de cada ator responsável pela má utilização da medicação citada. Os resultados demonstram uma deficiência dos serviços de saúde oferecidos à população e um grande número de diagnósticos superestimados e generalizados que priorizam uma terapêutica farmacológica. Também foi detectado a falta de orientação médica em relação ao medicamento prescrito e a prática de troca de receitas sem consultas médicas o que perpetua o uso de BDZ nessa população. Em relação aos aspectos culturais da população estudada observa-se uma supervalorização dos problemas cotidianos e a busca de calmantes como forma de neutralizar de forma imediata sentimentos e emoções tidas como negativas. Além disso, pôde-se observar uma distorção do conceito de saúde e a certeza de adquiri-la nas prateleiras e balcões da farmácia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cdf.2019.56432

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Cadernos do Desenvolvimento Fluminense



ISSN: 2317-6539

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense possui indexação nas seguintes bases de dados:

   

  REDIB

   logo ROAD

Portal de Periódicos da CAPES


Sigam-nos nas redes sociais: