Anúncios

  • II Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (II SEERJ)

    2025-07-21

    Com o tema “Pensando o território fluminense”, o II Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (II SEERJ) acontecerá de 24 a 26 de novembro no CEFET/RJ - Campus Maracanã.

    O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas através do site friperj.rio.

    O evento recebe submissões de trabalhos, em formato de “Resumo Expandido”, no período de 21/07/2025 a 31/08/2025. Confira as regras de submissão no site.

    O II SEERJ é realizado pelo FRIPERJ – Fórum dos Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do seu Programa Interinstitucional de Estímulo à Pesquisa, com o intuito de ampliar diálogos e interações entre as universidades públicas e a sociedade fluminense.

    A Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense publicou, em suas duas últimas edições, artigos de diferentes eixos temáticos apresentados no I Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (I SEERJ) que foram submetidos e passaram pelo processo de avaliação por pares da revista.

    Saiba mais sobre II Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (II SEERJ)
  • Chamada aberta ao Dossiê Cultura BXD: as dimensões da cultura na Baixada Fluminense

    2025-07-20

    Dossiê Cultura BXD: as dimensões da cultura na Baixada Fluminense

     Organização: Bruno Borja (IM-UFRRJ, Nova Iguaçu), João Guerreiro (IFRJ, Nilópolis) e Nielson Bezerra (UERJ-FEBF, Duque de Caxias)

    Falar de cultura na Baixada Fluminense é falar de pulsão de vida vibrante em um território marcado pela periferização, imposta pelo desenvolvimento metropolitano. Uma Baixada unificada pela condição periférica na metrópole, mas diversa nos territórios, na história, na cultura. Baixada urbana e rural; Baixada vanguarda e ancestral; Baixada nos trilhos e nas matas; Baixada violenta e solidária; Baixada de contrastes e contradições. As várias dimensões da Baixada, as múltiplas dimensões da cultura.

    Esse dossiê busca publicar artigos que interpretem as dimensões da cultura na Baixada Fluminense. A cultura enquanto modo de vida de determinado grupo social, modo de produção da vida material e imaterial. A cultura enquanto produção cultural, artística, estética, simbólica. A cultura enquanto meio de socialização, comunicação, linguagem, pertencimento e identidade. A dimensão econômica da cadeia produtiva da cultura, com geração de trabalho, emprego e renda. A dimensão política da gestão pública municipal e das políticas culturais na região. A dimensão territorial das especificidades da produção cultural local e seu potencial de desenvolvimento nos territórios. A dimensão étnico-racial da formação histórica do povo e de suas expressões culturais contemporâneas. A dimensão do patrimônio cultural e seu vínculo com a memória e a identidade, das políticas de proteção, salvaguarda e educação patrimonial. A dimensão da formação em arte e cultura, através de experiências em escolas, universidades, organizações comunitárias, espaços formais e não formais de educação. A dimensão da organização do movimento social da cultura, dos movimentos artísticos, sua estética e sua política, arte púbica, arte urbana, arte de rua, processos e fluxos. Cultura BXD.

    Cronograma:

    Submissão dos artigos pelo site da revista: 21/7 a 22/9 

    Previsão de publicação: Dezembro/2025

    Saiba mais sobre Chamada aberta ao Dossiê Cultura BXD: as dimensões da cultura na Baixada Fluminense