Especialização produtiva: potenciais e desafios para o estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28868Resumo
O estado do Rio de Janeiro (erj) especializou-se na produção de bens intermediários, com ênfase na indústriade extração e refino de petróleo. O objetivo do artigo é analisar as especificidades das mudançasestruturais ocorridas e discutir a capacidade de o erj sustentar o desenvolvimento futuro. A especializaçãoexcessiva pode truncar os efeitos de encadeamento da indústria, mas a acumulação de capacitaçõessociais e tecnológicas na exploração do petróleo pode abrir caminho para o desenvolvimento deoutras indústrias e o investimento em bens coletivos e infraestrutura que propiciem a diversificação industriale o bem estar da população. A experiência histórica e a análise das políticas atuais deixam claroque, sem o direcionamento das políticas públicas e privadas, o desenvolvimento futuro do erj estaráfadado a um padrão de desenvolvimento com baixo crescimento da demanda agregada e mudança estruturallimitada a enclaves, ainda que o crescimento de produtividade seja alto em algumas atividades.
Palavras-chave: mudança estrutural, especialização, recursos naturais, políticas públicas; desenvolvimentosustentável.
< doi 10.12957/cdf.2015.26684 >
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.