O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO E AS ABORDAGENS PRÁTICAS E METODOLÓGICAS RELACIONADAS ÀS TIC

Conteúdo do artigo principal

Lucas Pinto de Oliveira

Resumo

Este trabalho, fruto de um recorte de dissertação realizada na Universidad de la Integración de Las Américas (UNIDA), visa analisar como o Livro Didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, aprovado no PNLD 2018/2020, aborda práticas e metodologias relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), evidenciando quais atividades a obra didática emprega em suas metodologias de ensino-aprendizagem, embasado em pesquisas bibliográficas, em seus aspectos impressos e telematizados, e documental, tendo como instrumentos de análise o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018 (Brasil, 2015) e o Livro Didático Manual do Professor Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (CEREJA; VIANA; CODENHOTO, 2016), em seus volumes 1, 2 e 3, do Ensino Médio, aprovado pelo PNLD 2018/2020. A partir disso, observou-se que o Livro Didático propõe a utilização das TIC em suas práticas didáticas-metodológicas, fazendo com que o aluno aplique os conceitos que aprendeu em sala de aula em seu cotidiano educacional e social.

Palavras-chave: Livro Didático. Metodologia. TIC. PNLD.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, L. P. de. (2023). O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO E AS ABORDAGENS PRÁTICAS E METODOLÓGICAS RELACIONADAS ÀS TIC. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72371
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

Lucas Pinto de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Professor de Língua Portuguesa, atuando na SEDUC-AM. Doutorando em Ciências da Educação pela Universiad de la Integración de Las Américas (UNIDA). Mestre em Ciência da Educação pela Universiad de la Intregación de Las Américas (UNIDA), Especialista em Metodologias do Ensino de Língua Poruguesa e Suas Literaturas pela Universiade Estadual do Amazonas (UEA), Graduado em Letras - Inglês e Português - Pela Universiade Federal do Amazonas (UFAM).