INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS

Conteúdo do artigo principal

Agnaldo Pedro Santos Filho
Leda Regina de Jesus Couto
Maria Neuma Mascarenhas Paes

Resumo

Dada a relevância do livro didático no contexto das escolas brasileiras, objetiva-se, neste artigo, analisar como as identidades sociais de raça estão representadas nas seções de texto do livro didático de Língua Inglesa da Coleção “Viver, Aprender” – Educação de Jovens e Adultos (EJA), como este livro pode colaborar para ratificar ou desconstruir as questões acerca do racismo na sociedade brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com foco na investigação sobre representações sociais (MOSOVICI, 2007; SILVA, 2011; HOOKS, 2019) e nas discussões acerca das identidades dos jovens e adultos da EJA (FREIRE, 2011; ARROYO, 2017) sobre o ensino de Língua Inglesa (ANJOS, 2016) com base no livro didático. A partir do estudo, observa-se que há uma preponderância de personagens brancas em detrimento de negras no livro didático analisado, bem como, não são abordadas discussões étnico-raciais acerca da vida dos jovens e adultos da EJA. Portanto, o livro-texto universaliza a condição do branco como representante da espécie humana em uma perspectiva colonialista e racista.

Palavras-chave: EJA; Livro didático; Língua Inglesa; Racismo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos Filho, A. P., de Jesus Couto, L. R., & Mascarenhas Paes, M. N. (2023). INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72364
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

Agnaldo Pedro Santos Filho, Colégio Militar de Salvador Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (UFBA), Universidade Federal da Bahia.

Leda Regina de Jesus Couto, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (UNEB), Mestra em Estudo de Linguagens (UNEB). Bolsista PAC-DT (UNEB). Professora Assistente (UNEB). 

Maria Neuma Mascarenhas Paes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora e Mestra em Letras e Linguística (UFBA). Professora Adjunto/B (UNEB). Professora do  Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (UNEB).