ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Estephane Priscilla dos Santos Mendes
Ana Claudia Pessoa
Clecio dos Santos Bunzen Júnior

Resumo

Este artigo busca analisar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade em coleção aprovada pelo PNLD 2019 para o Ensino Fundamental anos iniciais. Para atender a esse objetivo, analisamos uma coleção didática destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa análise nos permitiu identificar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade; caracterizando e comparando as atividades voltadas para o ensino do oral, ao longo da coleção. A coleção está estruturada em 3 volumes (do 1º ao 3º ano), que se organizam por unidades, cada uma dessas unidades representam uma sequência didática estruturada em torno de um gênero textual que servirá de base para as atividades apresentadas. Os resultados apontam que nas orientações dadas ao professor no decorrer do manual é marcante o incentivo a mediação, é constantemente solicitado ao docente que estimule e incentive os estudantes a participar das situações de interação oral, estimulando-os a trocar informações e opiniões, ressaltando atitudes e posturas necessárias a conversas coletivas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes, E. P. dos S., Pessoa, A. C., & Bunzen Júnior, C. dos S. (2023). ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72358
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)